AÇAÍ

Açaí
Açaí

O Açaizeiro, que dá frutos quase o ano inteiro, tem altura que pode chegar a 20 metros, no seu interior, o palmito, tem cor creme, de textura firme.

O Açaí além de ser um ótimo antiestressante, é um excelente estimulante sexual.

Seu nome tem origem brasileira (tupi) que significa “A fruta de chora”.

O Açaí é um pouco maior que a cereja, 90% da fruta é composta por sementes, por isso, a casca é a parte mais explorada da fruta.


O cultivo é feito com a própria espécie botânica nativa, conhecida como semeadura direta, que se adapta a temperaturas acima de 25º C, não suporta geadas.O poder germinativo das sementes é de curta duração, por volta de 5 meses quando mantidas sob refrigeração e embaladas em sacos pretos.

O Açaí, rico em ferro, fibras, carboidratos, lipídios e proteínas.

No Brasil, o estado do Pará é o maior produtor mundial da fruta, sendo responsável por mais de 85% da produção mundial, já no Rio de Janeiro sua produção é menor. São Paulo é um grande consumidor de Açaí.

O Açaí é cultivado na Amazônia, no Pará e no Amapá, regiões onde o clima é quente e úmido.

O Açaí é uma fruta para tratamento de várias doenças, principalmente cansaço físico e stress.

Suas raízes têm o poder de atuar nas hemorragias e nas verminoses.

A principal doença que poderá atacar o Açaizeiro é a antracnose, mas somente nas regiões frias e úmidas, já em condições ideais não apresenta qualquer outro problema.

No Belém do Pará, as mães dão aos seus filhos pequenos sucos de Açaí na mamadeira e seu consumo é três vezes maior que o do leite. Indicado para diminuir o mau colesterol, curar anemias, problemas intestinais e é altamente energético.

Por suas altas concentrações de vitaminas e minerais, ferro, cálcio, potássio e fósforo, o Açaí é consumido por atletas que, com um copo de seu suco, recuperam rapidamente a energia, graças ao seu alto valor calórico.

A principal receita extraída do Açaí é o vinho, feito da polpa e da casca da fruta. O Açaí está na lista das frutas exóticas do Brasil, atravessou as fronteiras da Amazônia e do Pará e hoje é encontrado em todo o país e em outras partes do mundo, por seu sabor incomparável e seus inúmeros benefícios à saúde.

Propriedades do AÇAÍ:

O Açaí, rico em ferro, fibras, carboidratos, lipídios e proteínas.


Devido suas propriedades, o Açaí é uma fruta com poder de curar várias doenças.

Suas raízes têm o poder de atuar nas hemorragias e nas verminoses.

Indicado para diminuir o mau colesterol, curar anemias, problemas intestinais e é altamente energético.

Algumas propriedades do Açaí:

Proteínas: participam da coagulação sanguínea, da formação de anticorpos e da construção de novos tecidos.

Vitamina B1: estimula a digestão, aumenta a disposição mental, melhora o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração.

Vitamina E: atua na prevenção de várias doenças crônicas não transmissíveis como a diabete, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Ferro: agente produtor de coenzimas, substâncias que regulam todas as funções metabólicas, além de colaborar na produção de enzimas essenciais para o bom funcionamento do cérebro, fígado, baço e dos ossos.

Fósforo: forma dupla com o cálcio na mineralização óssea e, esse processo ocorre sem interrupções no organismo, então o consumo semanalmente de Açaí é excelente.

Cálcio: na formação e manutenção de músculos, nervos e da saúde dos ossos.

Potássio: reduz os níveis de sódio e também auxilia nas funções nervosas, a contração muscular e o equilíbrio de fluidos no organismo.
Entre suas propriedades, o Açaí melhora a circulação sanguínea e protege o organismo contra acúmulo de gorduras que causam males
cardiovasculares. Pesquisadores revelaram que dentre as inúmeras propriedades do açaí, essa fruta é capaz de prevenir o envelhecimento precoce, dado aos nutrientes que a fruta contém.

Em forma de polpa, suco e ao natural os antioxidantes que ela contém são todos aproveitados pelo organismo.

Outra propriedade muito importante destacam-se as fibras, pois auxiliam no bom funcionamento do organismo e controlam a absorção de gorduras e glicose.

O consumo de fibras é fundamental para as funções vitais do corpo, pois previnem tumores cancerígenos também, importante na prevenção da obesidade, da diabete e para o bom funcionamento do trânsito intestinal, com isso temos outra importante propriedade no Açaí, pois ele contém fibras necessárias para nosso organismo.

Os diabéticos precisam atenção especial ao comer a fruta, pois é um alimento rico em gordura, e a adição de açúcar, sorvete de massa, granola e outros alimentos em conjunto com o Açaí podem fornecer excesso de gorduras e calorias. Cada 100 gramas do Açaí contém 247 calorias.

Os benefícios do Açaí são graças as suas Proteínas, Vitaminas do complexo B, Vitamina E, Ferro, Fósforo, Cálcio e Potássio.

É tida como uma das frutas mais exóticas do Brasil, porém sua polpa é encontrada em todas as regiões do país, devido ao grande sucesso, pois é enorme a lista de nutrientes que esta fruta contém e é claro! O Açaí traz excelentes benefícios para nossa saúde.


Não é à toa que mulheres dão pequenos sucos de Açaí na mamadeira para seus filhos. A fruta é rica em gorduras mono e poli-insaturadas, que são as “gorduras do bem”, responsáveis por controlar o colesterol.

Os antioxidantes dessa fruta são todos absorvidos e aproveitados pelo nosso organismo, consequentemente traz benefícios para retardar o envelhecimento precoce.

Também é um poderoso estimulante sexual, combate o cansaço físico, o stress. Utilizado por atletas para recompor rapidamente suas energias, graças ao seu alto valor calórico.

Os componentes encontrados no Açaí melhoram a circulação sanguínea e protegem o organismo contra acúmulo de gorduras indesejáveis. O consumo regular do Açaí pode trazer benefícios de prevenir doenças degenerativas como o mal de Alzheimer. Também é eficaz para manter o bom funcionamento do trânsito intestinal.

Na Universidade da Flórida (EUA), estudo demonstrou que a fruta é eficiente no combate a células cancerosas, principalmente em casos de leucemia, graças aos seus antioxidantes, antocianinas. As fibras trazem benefícios para o nosso organismo, na prevenção da obesidade e da diabete, pois as fibras controlam a absorção de gorduras e glicose.

O Açaí é um alimento rico em gordura, então, a adição de sorvetes, leite em pó, iogurtes, etc., podem fornecer excesso de gorduras e calorias. Seu consumo deve estar aliado à um cardápio fornecido por um nutricionista, pois a alimentação completa, diária, não deve ultrapassar as necessidades calóricas e nutricionais de cada indivíduo. O Açaí possui 249 calorias em 100 gramas.

Curiosidade: O sorriso roxo depois de comer Açaí (devido ao corante) ajuda odontologistas à localizar placas bacterianas, o que facilita sua remoção.

A Farinha de Açaí, também leva todos seus benefícios, rica em nutrientes anti-inflamatórios, combate os radicais livres, consequentemente retardando o envelhecimento precoce e estimula o sistema imunológico. A farinha também traz outros benefícios à saúde, graças às fibras, proteínas, potássio, gorduras insaturadas,vitaminas do complexo B e E que garantem boa dose de energia além de contribuir para a flora intestinal.

Para o organismo extrair todos os benefícios do Açaí deve-se aliar seu consumo com outras frutas ricas em vitamina C, tais como: Laranja, Acerola, Manga, Abacaxi, Morango e outras.