ARAÇA

Araça
Araçá

O Araçá, rico em minerais como cálcio, fósforo e ferro é calmante, combate diversas doenças inflamatórias da boca, garganta, intestinos, órgãos genitais, cura a diarreia, anti-hemorrágico.

Contém alto teor de vitamina C, mais as vitaminas A e B. Proteínas e carboidratos. Água (cerca de 90%).

Araçá é o fruto do Araçazeiro, arbustiva que chega a medir 8 metros.

Existem vários tipos de araçá, sendo os mais comuns o araçá-vermelho, o araçá-de-cora, o araçá-de-praia, o araçá-do-campo, o araçá-do-mato, o araçá-pera, o araçá-rosa e o araçá-piranga. O mais utilizado é o araçá-preto ou araçá-boi.


A polpa do Araçá é suculenta e saborosa, apesar de bastante ácida.

O Araçá é uma fruta indicada no tratamento para curar várias doenças.
Útil na prevenção e combate à osteoporose, descanso mental e anemia.

Do Araçá se faz geleias, doces, sucos, etc.

Propriedades do ARAÇA:

O Araçá, rico em minerais como cálcio, fósforo e ferro é calmante, combate diversas doenças inflamatórias da boca, garganta, intestinos, órgãos genitais, cura a diarreia, anti-hemorrágico.


Devido as propriedades do Araçá, é uma fruta indicada para curar várias doenças.

Útil na prevenção e combate à osteoporose, descanso mental e anemia.

Os benefícios do Araçá são graças ao seu alto teor de vitamina A, B, C, antioxidantes, carboidratos e proteínas. É uma fruta mucilaginosa e adstringente, contém óleos essenciais com atividade antimicrobiana, possui carotenoides e antocianinas.


Entre seus benefícios essa fruta é indicada no tratamento de prisão de ventre, gripes, resfriados, infecções, como calmante, combate o excesso de ácido úrico e retenção de líquidos.

O Araçá contém ferro, fósforo e cálcio, utilizado para combater inflamações da boca, garganta, intestinos, órgãos genitais e é anti-hemorrágico.

Para curar diarreia utiliza-se o óleo extraído de suas folhas, que por sua vez, também é utilizado como antibiótico devido sua potência contra bactérias.

Existem várias espécies de Araçá, como o Araçá Vermelho; Araçá Amarelo: Araçá Boi; Araçá Pera; Araçá Piranga e outros (cerca de 150 espécies).

Normalmente o Araçá é consumido em sua forma natural (polpa ou sucos), mas também é industrializado, na forma de doces em pasta, cristalizados ou geleias.

O suco de Araçá traz benefícios à saúde, pois apresenta alto valor nutricional, pois tem baixo teor de açúcar e grande quantidade de compostos fenólicos, vitaminas e sais minerais (superior ao da maçã), além da preservação de 45% do potencial de vitamina C.

Devido aos seus benefícios antioxidantes, vitaminas e óleos essenciais o Araçá vem despertando interesse das indústrias farmacêuticas.

A polpa dessa fruta tem o sabor lembrando um pouco o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e de perfume mais acentuado.

No Brasil essa fruta ainda é pouco explorada, mas diversos estudos estão sendo feitos para produção em grande escala o que tornará possível acrescentar na dieta alimentar dos brasileiros aumentando a qualidade de vida.

Na recomposição de áreas de preservação permanente, o plantio do Araçá tem destaque pelo fato de ter crescimento rápido, atrair a fauna, serve de alimento para pássaros, insetos e morcegos.