Babaçu      Propriedades do Babaçu      Babaçu      Propriedades do Babaçu      Babaçu
Frutas do Brasil


Informações:

BABAÇU

Fruta: BABAÇU - Vitaminas do Babaçu - Propriedades do Babaçu - Cultivo:
O Babaçu também chamado de baguaçu, coco-pindoba ou coco-de-macaco, é o fruto, de casca dura, de uma palmeira, que atinge até 20 metros de altura com folhas até 8 metros, nativa da região norte do Brasil e que apresenta em seu interior 3 a 5 sementes oleaginosas ou amêndoas comestíveis e também é extraído o óleo de Coco Babaçu.

A palmeira do Babaçu fornece flores creme-amareladas, aglomeradas em longos cachos. Cada palmeira pode apresentar até 6 cachos com os frutos. Uma única arvore produz até 2.000 frutos por ano.

Pesquisadores apontam que o babaçu pode conter propriedades analgésicas, antioxidantes, antiinflamatórias, inibidor viral e estimulante do sistema imunológico.
Outra propriedade interessante é que o óleo, extremamente fino, torna-se alvo das indústrias cosméticas.
O óleo também pode substituir os óleos de soja, girassol e milho para frituras, na culinária em geral.
A amêndoa do Babaçu é rica em fibras, amido, enzimas e sais minerais.
A polpa do Babaçu é farinácea e oleosa, e as amêndoas contém 60% de óleo que apresenta odor e sabor suave característico. O óleo apresenta propriedades semelhantes ao óleo de dendê (ou palma), que são usados na indústria alimentícia e cosmética.
O Óleo de Coco Babaçu tem várias utilizações, tais como: na indústria cosmética, alimentícia, sabões, sabão de coco, detergentes, lubrificantes, remédios, etc. e suas sementes para fabricação de biocombustível, o álcool de Babaçu.

Do babaçu tudo se aproveita: Folhas: Fabricação de cestos, abanos, peneiras, esteiras, cercas, janelas, portas, armadilhas, gaiolas, cobertura de casas, etc.
Das palmeiras mais novas se extrai o palmito. Das amêndoas, ainda verdes, é possível extrair um leite com propriedades nutritivas. A casca tratada torna-se carvão e sua madeira pode ser utilizada para fabricação de móveis rústicos. O resíduo que sobra da prensagem é utilizada como ração animal e por final como adubo. Produtos químicos são fabricados pelas indústrias a partir da casca do Babaçu.
Voltar para o índice de Frutas exóticas