BACURI

Bacuri
Bacuri

Fruta: BACURI – Vitaminas do Bacuri – Propriedades do Bacuri – Cultivo:

Bacuri é o fruto do Bacurizeiro, também é conhecido por Landirana, cuja árvore pode chegar aos 35 metros de altura.

O Bacuri, em sua polpa gelatinosa que abriga 1 ou até 5 sementes, possui sabor ácido e adocicado, é energética, possui 100 calorias.
Sua casca amarelada e dura.

Muito apreciado na culinária, haja visto suas diversas finalidades, tais como: sorvetes, licores, tortas, geleias, refrescos, doces em compota, cremes, pudins, recheio de bolos, biscoitos, inclusive cerveja com sabor de Bacuri, e também em sua forma natural “in-natura”, o que é muito apreciado.


O bacurizeiro, nativo da Amazônia, é uma árvore cuja madeira é amplamente utilizada para construções, obras hidráulicas, fabricação de
móveis, embarcações marítimas, pois tem grande resistência e durabilidade. Também se extraí um látex para confecção de cola.

As propriedades do Bacuri asseguram inúmeros benefícios à nossa saúde, pois é rico em vitaminas A e C, fósforo, ferro, potássio, lipídeos, cálcio e carboidratos.

De suas sementes se extrai um óleo que é empregado como anti-inflamatório, cicatrizante e também utilizado para tratar doenças da pele como eczemas. Da casca se extrai o azeite e posteriormente uma resina que é amplamente utilizada na medicina veterinária.

O Bacuri é digestivo, diurético e tem ação cicatrizante.

Seu cultivo é relativamente simples, tem boa aceitação de variados tipos de solos e climas, podendo ser cultivado em qualquer região do Brasil.

As sementes germinam com 40 a 75 dias e quando as mudas atingirem seus 40 cm deve-se plantar em local definitivo em covas de 50 cm de
profundidade com a devida adubação, mantendo-se a umidade com cobertura morta e demais tratos comuns na agricultura. Ocasionalmente pode ocorrer brotações de suas raízes.

Sua safra é considerada boa, em torno de 600 frutos por planta e a produção ocorre após 5 anos do plantio, após a floração leva de 130 a
150 dias para colheita. As flores são avermelhadas, rosas ou brancas, o que poderia causar bons resultados para arborização de áreas urbanas.

O bacurizeiro tem folhas grades, rígidas, verdes, lisas e brilhantes.

O fruto é de forma oval de cor amarelada.

O Bacuri é visto como grande potencial econômico para o Brasil e vem despertando grande interesse de outros países, tanto para o comércio da
fruta in-natura ou para processamento industrial, inclusive, do Bacuri é possível se extrair biodiesel, haja visto que ela é uma oleaginosa.

Estudos neste sentido estão sendo feitos.