Benefícios da Carambola      Benefícios da Carambola      Benefícios da Carambola      Benefícios da Carambola
Frutas do Brasil

CARAMBOLA:



Informações:
CARAMBOLA
BENEFÍCIOS DA CARAMBOLA:




Os benefícios da Carambola são devido às suas vitaminas A, do complexo B e C. Também é rica em cálcio, ferro, fósforo, potássio e fibras, que lhe dão o poder de curar e prevenir a osteoporose, hipertensão, cansaço mental, anemia, resfriados, cãimbras e problemas menstruais, cessar a febre, além de ser diurética colaborando na limpeza dos rins.

Por ser diurética, traz benefícios à pessoas que querem emagrecer, pois elimina liquídos do organismo, atua diretamente nos rins, e possui apenas 35 calorias em 100 gramas.

Vale lembrar que suas fibras trazem benefícios ao intestino.

Outro benefício da Carambola é que ela é adstringente, é usada contra diarréias e suas substâncias emolientes garantem uma boa hidratação para a pele.
Os antioxidantes encontrados nessa fruta auxiliam no combate aos radicais livres e combate o envelhecimento precoce.

Seus benefícios não estão apenas na polpa, haja visto que as folhas amassadas e aplicadas no local, é utilizado para picadas venenosas, antes de levar a vítima ao hospital. O chá das folhas novas é utilizado como hipoglicemiante, que combate diabetes.
Tomando-se um copo de suco fresco de Carambola todos os dias (por curto período de tempo) combate a Eczema e o Escorbuto.

O suco da Carambola é feito não tirando suas cascas e utiliza-se aprox. 2 carambolas bem maduras e grandes para 1 litro de água.

Embora a Carambola trazer vários benefícios à nossa saúde, é uma fruta altamente tóxica, contém uma neurotoxina que a fruta produz para repelir insetos, sendo esta substância letal para pacientes com insuficiência renal ou crônica.
Nestes pacientes, não consegue eliminar a toxina, e ela atinge maior concentração sanguínea e, consequentemente, no sistema nervoso, podendo levar a convulsões e até à morte. A neurotoxina não é filtrada e vai direto para o sangue. Pessoas com diabetes devem procurar um médico para fazer uma avaliação antes de consumir essa fruta.
Somente com a hemodiálise é possível eliminar a toxina.

SINTÔMAS DA INTOXICAÇÃO POR CARAMBOLA:
  • Leve: Soluços, vômitos e insônia.

  • Moderada: Agitação psicomotora; adormecimento; parestesias; perda de força muscular; confusão mental.

  • Grave: Confusão mental grave levando ao coma, tonturas, convulsões; hipotensão (pressão baixa); estado de choque.


  • Curiosidade: Seu suco serve para limpar metaisr e tirar manchas. Devido sua alta toxidade foi proibida a comercialização em algumas cidades brasileiras.
    A Carambola também é usada para confecção de compotas, sucos, saladas e tortas.


    Não tome nenhum medicamento, mesmo que natural, sem antes consultar um médico.

    Frutas do Brasil: Propriedades; Benefícios; Frutas; Exóticas; Plantas; Ervas Medicinais; Como plantar; Como curar.
    Subir

      Índice:  BENEFÍCIOS DAS FRUTAS