Café      Café      Café      Café      Café
    
    

Café:

Informações:
CAFÉ
CAFÉ:

Uma bebida saboreada há cerca de mil anos, porém existam divergências quanto ao local e à época que se iniciou o cultivo e seu uso doméstico.
Arbusto de até 4 metros de altura, caule reto de casca cinzenta e rugosa. Copa cônica com ramos laterais pendentes.
As flôres do café são brancas aglomeradas ao longo dos ramos, aromáticas e atrativas para abelhas, aparecem após 3 anos do plantio, e após 5 anos, produz plenamente.
Da flôr resulta o surgimento do chumbinho, em forma ovóide, verde, que vai desenvolver-se ao longo de 5 a 7 meses, transformando-se no grão de café com 10 a 15 mm de diâmetro, por 17 e 18 mm de altura.
A florada do café corre geralmente, entre Maio e Julho, podendo repetir-se por três ou quatro vezes durante esse período.

Prefere regiões de clima ameno, não suportam geadas. Necessita de solos férteis, drenados, arejados e sombreados.
Plantar os grãos de café entre abril e julho, colocando-se duas sementes por saquinho, que após 45 dias já poderão ser plantadas em local definitivo.
Os frutos são descascados nas máquinas. Selecionados por tamanho e tipo, os grãos são ensacados e armazenados. Depois são comercializados para indústrias nacionais e de outros paises, onde serão torrados, fazendo com que sua úmidade interna fique à aproximadamente 3%, A torra dos grãos do café, a qualidade e a variedade é que determinarão a marca registrada da empresa que o embalará para consumo final.
A mistura de espécies (famílias) de café é também um forte fator para avaliação da qualidade final do produto.

O café tem fama de produto de grandes propriedades medicinais, revigorador do intelecto, excitante do sistema nervoso, ativa o cérebro e a circulação do sangue, tônico do coração e dos músculos, combate derrame cerebral, asma e diarréia.
Princípios ativos do café: Óleo fixo, óleo essencial, ceras, proteínas, taninos e sais minerais.
O café possui cafeína, potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades.
Com três sementes secas e torradas se faz o café, que também atua sobre o rim provocando a diurese. É antiséptico, facilita a digestão, combate a coqueluche, gota, diarréia e adoçado com mel serve de medicamento para a angina do peito.
Tanto é que o café faz bem, que tomado com moderação, é servido nas escolas, com leite, com a finalidade dos alunos alcançar maior desempenho nas aulas, além de reforçar na alimentação.
O café tem mais de 200 componentes que são liberados no ar e que podem ser percebidos pelo olfato, disse o neurocientista Jorge Moll, da Rede Labs D'Or.
Não se deve tomar café em excesso, pois ele rouba o ferro do organismo, agride o fígado. Três xícaras de café para um adulto é a recomendação diária.
O café pode desencadear pânico. Para quem tem ansiedade, insônia, tendência à hipertensão, arritmia deve procurar orientação médica para seu uso.


Não tome nenhum medicamento, mesmo que natural, sem antes consultar um médico.



Subir

PARA VOLTAR Á PÁGINA PRINCIPAL:  Frutas do Brasil