CAJÁ

Fruta: CAJÁ – Vitaminas do Cajá – Propriedades do Cajá – Cultivo:

Cajá
Cajá

Cajá é uma fruta regional cultivada no Norte e Nordeste brasileiro, é o fruto da cajazeira, uma árvore com até 30 metros de altura, flores hermafroditas, que se adapta bem aos climas úmido, sub-úmido e quente, sendo necessário que seja plantada em solos profundos, drenados e úmidos.

Devido sua altura é difícil a colheita da fruta intacta.

É também chamada de ambaló, ambaró, cajá-mirim, cajarana, taperebá-do-sertão, cajazinha, tapareba, taperebá, taperibá ou tapiriba, também usada para proteção e sombra para o cacaueiro.

O Cajá é utilizado em refrescos, sorvetes, geleias, licores e outros, de polpa suculenta e ácida, amarelo, azedo e aromático com um grande caroço.


A fruta tem cerca de até 6 centímetros de comprimento, e o rendimento da polpa chega até 56%.

O cultivo da cajazeira pode ser feito por sementes ou por estaquia que é o método mais comum para a propagação da cajazeira, usando-se a
parte lenhosa de ramos de plantas adultas, com mais de um ano de idade. Ramo de 1,20 cm de comprimento.

As estacas devem ser colocadas à sombra em local úmido até a brotação onde após será levado ao plantio definitivo.

As estacas destinadas ao plantio deverão ser tratadas com fungicidas e plantadas no início da estação chuvosa.

Para o plantio recomenda-se abertura de covas com 40 x 40 x 40cm, com espaçamento de 8 metros por planta, adubadas com 20 a 30
litros de esterco curtido. A aplicação de esterco deve ser repetida anualmente.

A colheita normalmente ocorre após o terceiro ano do plantio com a técnica de enxertia. A colheita do cajá é feita de forma manual, coletando-se os frutos caídos no chão.

O extrato das folhas e dos ramos da cajazeira contém propriedades medicinais para o controle de bactérias.
Em suas propriedades o Cajá é rico em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Grande quantidade de vitamina C.

A cajazeira pode ser infestada por pragas durante as diversas fases de crescimento e desenvolvimento, o que a torna não viável para a produção em grande escala com fins comerciais, embora tenha indústrias de processamento de polpas.

A poda da cajazeira deve se iniciar com 1 ano de idade, de forma à impedir que ela fique muito alta, cortando os ramos verticais. Sua altura ideal para facilitar os tratos culturais é de até 6 metros.

Comum na região Nordeste do Brasil, o Cajá apresenta vários benefícios para nossa saúde, dentre elas o Cajá ajuda a prevenir osteoporose, constipação e fadiga, aumenta as defesas do organismo, aumentando o poder de imunidades. É uma fruta exótica e nutritiva. Cajá é o fruto da Cajazeira e é o mesmo da família da Seriguela. Pode ser consumida de várias formas.


O Cajá é uma fruta que mede de 7 a 10 centímetros de comprimento, com formato cilíndrico e chega a pesar até 100 gramas. Sua polpa tem sabor ácido.

Um dos benefícios do Cajá é que esta fruta é rica em fibras, bom para o intestino, evita a prisão de ventre.

Outros benefícios do Cajá são em virtude do Cálcio, Fósforo e Ferro encontrados na fruta. O Cálcio colabora para fortalecer os ossos, diminuindo os riscos de se adquirir osteoporose. O Fósforo é fundamental na estrutura óssea que atua na contração muscular. O Ferro encontrado na fruta aumenta as energias e fortifica as defesas do organismo, além de prevenir a fadiga.

Fruta rica em vitamina C, antioxidante, combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e surgimento de câncer.

Por ser pouco calórico, o Cajá pode ser incluído em dietas para emagrecimento, além de conter fibras que aumentam a sensação de saciedade.

Como o Cajá tem o poder de aumentar o sistema imunológico, consequentemente seus benefícios vão além de deixar o organismo mais resistente contra bactérias e vírus.