CAMBUCÁ

Cambucá
Cambucá

A Cambucá alivia as dores de estômago, é calmante e tonificante, indicado na convalescença e para aumentar as defesas do organismo.

Cambucá é o fruto do cambucazeiro, que chega a medir até 10 metros de altura. A fruta tem cerca de 3 à 4 cm.

Cambucá tem frutos amarelos grandes produzidos diretamente no caule e galhos, semelhante à Jabuticaba, que é da mesma espécie.

Excelente fruta, indicada no tratamento para curar de várias doenças.


Seus benefícios são graças aos carboidratos; proteínas; lipídeos; cálcio; fósforo e ferro.

As folhas da Cambucá produzem ótimos resultados no tratamento de bronquites, tosse e coqueluche.

A Cambucá contém 66 calorias em cada 100 gramas.

As folhas, sob a forma de infusão, são muito usadas no tratamento das bronquites, no combate à tosse e, sobretudo, na coqueluche.

Propriedades da CAMBUCÁ:

A Cambucá alivia as dores de estômago, é calmante e tonificante, indicado na convalescença.


Devido as propriedades do Cambucá, é uma fruta Excelente.

Indicada para curar de várias doenças.

As folhas da Cambucá produzem ótimos resultados no tratamento de bronquites, tosse e coqueluche.

O Cambucá tem apenas 66 calorias em 100 gramas, baixa toxidade, tem poder antioxidante combatendo os radicais livres e promove contra o envelhecimento precoce.

Os benefícios do Cambucá são devidos aos carboidratos, proteínas, lipídeos, cálcio, fósforo e ferro encontrados nessa fruta de apenas 5 cm.


Tendo como seu principal benefício a proteção do estômago contra úlceras moderadas, extraindo-se uma “tinta” das folhas do cambucazeiro.

O Cambucá alivia as dores de estômago, é calmante e tonificante, indicado na convalescença e para aumentar as defesas do organismo.

Como as jabuticabas, o Cambucá nasce direto do caule e galhos da árvore e, em geral, têm apenas uma semente arredondada e grande. Flores brancas.

Sua colheita é feita quando o Cambucá apresenta de 3 a 6 cm e sua casca, já bem fina, atinge o tom amarelo alaranjado. O cambucazeiro atinge até 10 m de altura e seu tronco descama facilmente.

Tanto a polpa quanto a casca possuem um equilibrado sabor agridoce, semelhante ao das Jabuticabas e Grumixamas, e podem ser usadas no preparo de doces, sucos, sorvetes, geleias e licores.

Curiosidade: Considerada exótica, pois essa fruta tornou-se uma raridade, espécie em extinção. Restou apenas em seu ambiente natural (Mata Atlântica), é cultivada apenas por poucas pessoas. Demora de 12 a 20 anos para produzir em condições normais.