CASTANHA

Castanha
Castanha

A Castanha do pará é rica em selênio e contém vitamina “E” e um alto teor proteico e calórico.

A castanheira é encontrada em toda a Região Amazônica, a árvore chega medir até 50 metros de altura.

Os frutos são chamados de ouriços com 12 a 18 cm de diâmetro, podendo pesar até 1,5 kg. Redondos, lenhosa, muito dura, contendo de 11 a 22 amêndoas que são chamadas de castanhas.

A Castanha é uma fruta indicada no tratamento para curar várias doenças.

A Castanha-do-pará também é conhecida como castanha-do-brasil. Produzem um óleo comestível que é usado pelas indústrias farmacêuticas e cosméticas.


Entre seus benefícios podemos citar que fortalece o sistema imunológico, diminui a ação dos radicais livres e atua no equilíbrio da tireoide.

Esta semente oleaginosa tem características como boa concentração de gorduras poli-insaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável.

A Castanha, rica em proteínas, gorduras, fósforo, é utilizada para os rins, fígado, pulmão, cura anemias e fortalece o cérebro.

Por conter grande quantidade de selênio (essencial para o organismo) esta semente oleoginosa traz vários benefícios, mas deve ser evitado, em grandes quantidades, por mulheres gravidas, pois segundo estudiosos podem fazer mal ao feto, até aborto. Uma Castanha ao dia é o suficiente para absorver seus benefícios. Na gravidez evitar.

Propriedades da CASTANHA:

Devido as propriedades da Castanha, é indicada para curar várias doenças.

A Castanha é uma fruta indicada para curar várias doenças.


A Castanha, rica em proteínas, gorduras, fósforo, é utilizada para os rins, fígado, pulmão, cura anemias e fortalece o cérebro.

A Castanha do Pará é a semente da castanheira do Pará, também conhecida conhecida como Castanha do Brasil.

Os benefícios da Castanha são graças aos seus nutrientes como ácidos graxos, vitaminas B e E, proteína, fibras, cálcio, fósforo, cobre, selênio, ômegas (3 e 6), magnésio, zinco e aminoácidos.


O selênio ajuda combater os metais pesados que ficam nos pulmões dos fumantes e a Castanha contém essa substância, trazendo benefícios contra o câncer nos pulmões e na próstata, mal de Alzheimer e esclerose múltipla. A mesma substância é antioxidante que colabora contra o envelhecimento precoce.

A Castanha traz inúmeros benefícios, contém alto teor calórico e muitas proteínas. Combate os radicais livres, fortalece o cérebro e combate anemias.

Para adquirir todos os benefícios da Castanha o recomendado é ingerir 4 unidades no almoço e no jantar.

A doença de Beribéri pode ser curada com auxilio da Castanha e da sua própria farinha, haja visto a quantidade de vitamina B1 que a Castanha contém.

A castanha-do-pará previne doenças do coração, na prevenção do câncer, retarda o envelhecimento, acelera o metabolismo e melhora o funcionamento da Tireóide, regularizando os hormônios.

Aproximadamente 70% da composição da Castanha é de lipídeos e cerca de 15 a 20% de proteínas de alto valor biológico, possui 28 calorias cada unidade, que consumida em excesso pode ocorrer aumento de peso. As oleaginosas tem a característica de serem bastante calóricas.

O magnésio, complexo B e omega 3 encontrados na Castanha do Pará (ou Castanha do Brasil), atuam na diminuição do triglicerídeo, controla a hipertensão, diminui a ansiedade, melhora o humor, combate o stress, diminui os teores do colesterol ruim do sangue e ainda é antiinflamatório.

Nota: As gorduras encontradas na Castanha não fazem mal ao organismo, mas sim ajudam a reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL) e colabora no aumento do colesterol bom (HDL), pois são gorduras mono-insaturadas e poli-insaturadas.

Os benefícios da Castanha ainda vão além, o óleo extraído é utilizado como matéria prima na confecção de produtos farmacêuticos, cremes de limpeza, hidratantes, batons, sabonetes, xampus, condicionadores e muitos outros. Seu fruto, a casca, caule, a madeira e quase tudo da castanheira é aproveitado.