Como plantar Ameixas      Como plantar Ameixa      Ameixa      Plantar Ameixa      Como
Frutas do Brasil




Informações:





CULTIVO DA AMEIXA
Veja abaixo algumas sugestões de como plantar ameixa: Como plantar ameixa:
O cultivo da ameixa é realizado em solos profundos (superiores a 1,2 metros), argilo-calcários, arigilo-silicosos e sílico-argilosos, permeáveis, muito drenados, com boa aeração.
O pH deve ficar em torno de 6 e 6,5. A correção do solo e a adubação devem ser preparados com base na análise do solo, feitas a cada dois anos, em ameixeiras produzindo, nessa ocasião faz-se aplicação por cobertura, no terreno, de calcário e gesso.
Tirando outros processos, a ameixa propaga-se por sementes, mudas (rebentos de raízes) ou enxertos em covas distribuídas a cada 7 metros.
Preparadas anteriormente, cerca de 40 dias, as covas de plantio devem medir 60 x 60 x 60 cm e receber uma adubação básica, composta de 1 Kg de calcário dolomítico, 60 g de potássio, 20 litros de esterco de curral, 200 a 300 g de fósforo e 20 a 30 g de bórax.
De dois em dois meses, após a brotação das mudas, aplica-se 60 g de nitrogênio em cobertura (parte externa da copa). Também pode ser usada a fórmula NPK mais próxima da quantidade sugerida, tomando-se o cuidado, em ambos os casos, de dividir o total aplicado em quatro pates iguais.
O plantio acontece em julho e agosto (mudas de raiz-nua) ou durante o período das chuvas (muda de torrão).
A poda de condução é fundamental na produção, para garantir um porte vigoroso à planta, permitindo, futuramente, a poda de frutificação, o desbaste dos frutos e outros manejos culturais.
A época indicada para a poda é no inverno. No frio intenso, com geadas e nevadas (caso do sul do Brasil), a poda deve ser atrasada até a florada e surgimento das folhas. Já em regiões de inverno brando, com floração e brota precoce, a poda deve ocorrer no início de junho.
Para formação das ameixeiras, deverão ser podadas após o plantio (desbrota), ficando 4 ou 5 ramos livres.