Como plantar Mamão      Plantar Mamão      Mamão      Plantar Mamão      Como
Frutas do Brasil




Informações:





CULTIVO DO MAMÃO
Veja abaixo algumas sugestões de como plantar mamão: Como plantar mamão:
O mamoeiro, planta de clima tropical, vegeta bem em regiões com bastante sol, teme geadas e suas folhas rasgam-se quando expostas a ventos fortes.
O solo ideal é o de textura areno-argilosa, bem drenado, com pH variando de 5,5 a 6,7.
Áreas muito argilosas, pouco profundas ou localizadas em baixadas, devem ser descartadas.

A propagação ocorre por meio de sementes (a mais utilizada), estacas e enxerto.
Planta-se em cova, no sulco e em camalhões. Ao escolher as plantas para a produção de sementes, utilize as hermafroditas, com excelente aparência, baixa altura de inserção das primeiras flores, precocidade e alta produtividade.

Para plantio, fazer uma mistura de 2 partes de terra de barranco (de local pouco cultivado), 2 partes de esterco de curral bem curtido e 1 parte de volumoso (palha de café, bagaço de cana ou serragem).
Para cada metro cúbico de substrato, adicionar 2 kg de calcário dolomítico e 2 kg de superfosfato simples.
Usar sacos plásticos nas dimensões de 11 x 20 cm. Encher os sacos com o substrato preparado e por de 3 a 4 sementes.
Cobrir com cerca de 0,5 cm desse mesmo substrato e uma fina camada de casca de arroz, para manter estável a umidade do solo.

Irrigar com frequencia, com cuidado para não encharcar. Quando as mudas atingirem 5 cm, excluir as mais fracas deixando apenas uma, a mais vigorosa. Estarão aptas para o campo ao alcançarem 15 a 20 cm de altura.
Nessa fase, as mudas estão vulneráveis ao ataque de fungos, então, controlar a irrigação, garantir insolação plena e fazer pulverizações períodicas com fungicidas.

Preparar o solo com calagem conforme laudo da análise de solo, que deve ser realizada de 3 a 6 meses antes da implantação da cultura.
Havendo sistema de irrigação, o mamoeiro pode ser plantado em qualquer época do ano.
Sem irrigação, o plantio das mudas deve ocorrer em épocas de chuvas e plantadas em dias nublados.

Abrir as covas 60 dias antes do plantio. Abrir as covas com 50 x 30 x 30 cm e adubá-las com 5 litros de esterco de curral curtido, 300 g de superfosfato simples e 50 g de cloreto de potássio, 20 g de sulfato de zinco e 10 g de bórax.
De 100 a 120 dias após o plantio, inicia-se o florescimento, então, escolhe-se as mudas, dando preferência para a planta hermafrodita, excluindo as outras, cortando rente ao chão.
O mamoeiro é muito exigente de água, tanto no período de crescimento quanto no período de produção, sendo necessário sistemas de irrigação onde não há chuvas periodicas.

Fazer o controle de ervas daninhas, com capinas manuais, mecanizadas ou roçadeiras.
Outra opção é a capina química, pela aplicação de herbicidas.

Colhido muito imaturo, o fruto pode não atingir o ponto de amadurecimento normal. Dependendo do cultivo, o mamão completa a maturação de 4 a 6 meses após a abertura da flor.
Quando apresentarem estrias ou faixas com 50% de coloração amarela, colher os frutos.

Por ter uma casca muito fina e facilmente danificável, o mamão deve ser protegido contra pequenas lesões durante o manuseio. Efetuar tratamento hidrotérmico dos frutos após a colheita.
Esse tratamento pode causar alterações no metabolismo do fruto e consequente descaracterização da palatabilidade, sendo necessário um rígido controle da temperatura da água e do tempo de imersão.