Como cultivar Mangas      Cultivo da Manga      Plantio da Manga      Plantação de Mangas   Cultivares
    


Informações:

CULTIVO DA MANGA
Veja abaixo algumas sugestões para o cultivo da manga: Como cultivar manga:
A mangueira não exige muitos cuidados em seu cultivo. Adapta-se bem ao clima quente e úmido, com estação seca marcante.
Não gosta de clima frio e temperaturas abaixo de 15ºC causam danos à produção. A planta requer um período seco bem antes do florescimento, para permitir um repouso vegetativo até a frutificação, evitando os estragos causados pela antracnose e o oídio.

Gosta dos solos profundos e férteis, mas se desenvolve em quase todos os tipos de solos.
Quando não se tem um sistema de irrigação, realiza-se o plantio no período chuvoso.
Quando se tem um sistema de irrigação, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano.

A propagação é por sementes ou por enxerto. O espaçamento é de 10 metros entre plantas.
As covas devem ser preparadas com as dimensões de 50 x 50 x 50 cm e cada uma adubada com a seguinte mistura: a)10 litros de esterco de curral; b)200 g de calcário dolomítico; c)200 g de P2O5 e 5 g de zinco.

Os ingredientes são adicionados à terra retirada das covas e serão novamente preenchidas com a mistura. Ao colocar as mudas nas covas, atenção para não desmanchar o torrão.
O pomar deve ser roçado no período das chuvas para deixar o mato baixo, e no inverno realizar gradagem, mantendo-o limpo.

É preciso efetuar a poda de formação, a fim de a planta ficar com a copa em forma de taça. As plantas novas são desbrotadas para ficarem com um único tronco e será podado a uma altura de 80 cm.
A planta adulta deve ter poda variável para ficar com a copa aberta, ensolarada e ventilada, tirando-se parte dos ramos internos e alguns externos, deixando-a rala, visível.
Essas etapas devem ser feitas antes do florescimento.

A colheita deve ser feita quando as frutas estiverem um terço maduras. Os frutos que estiverem na parte baixa da planta podem ser tiradas manualmente, e os mais altos através de "colhedores de varas".
As varas são feitas de bambu com cerca de 4 m de comprimento, tendo uma sacola de lona presa na ponta por um aro de ferro com cerca de 25 cm de diâmetro, e no extremo oposto à vara, uma lâmina de metal cortante de 5 cm.

O apanhador põe na sacola o fruto e, com um puxão, corta o pendúnculo.
Evitar ferimentos na casca e pancadas nos frutos, colocando-os cuidadosamente em caixas, que devem permanecer à sombra.