CUPUAÇU

Fruta: CUPUAÇU – Vitaminas do Cupuaçu – Propriedades do Cupuaçu – Cultivo:

Cupuaçu
Cupuaçu

Cupuaçu é o fruto de uma árvore conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu, de 10 a 15 m de altura, é uma fruta típica da amazônia brasileira, sobretudo no estado do Pará.

As flores prendem-se diretamente no tronco e são vistosas, bonitas, amareladas e vermelhas, reunidas em inflorescências.

O cupuaçuzeiro, é uma planta pertencente ao mesmo Gênero que o cacau. Por isso, ambas são bem parecidas, inclusive seu fruto.
Com extremidades arredondadas, casca dura com 6 a 7 mm de espessura, peso médio de 2 kg, contendo uma polpa branca e carnuda, envolvendo suas sementes.


O Cupuaçu (oval) chega medir até 20 cm de comprimento e seu peso médio é de 1 kg.
Sua polpa é ácida e muito aromática.

Há outra variedade que não contém sementes. O rendimento médio da variedade sem sementes é de 70%, enquanto com sementes é de 30%.

A colheita é manual, feita após a fruta cair naturalmente no chão, com cheiro forte. O Cupuaçu amadurece nos meses chuvosos de dezembro a abril, cerca de 4 meses após a floração.

O Cupuaçu tem uma polpa muito nutritiva e de sabor forte, utilizada para o preparo de compotas, doces, vinhos, licores, sorvetes, e principalmente como ingrediente na confecção de bombons, pois é produzido, através de suas sementes, uma substância cujo sabor assemelha-se ao chocolate.

Suas sementes também são utilizadas para industrialização de produtos cosméticos por suas propriedades químicas.

O cultivo é melhor em regiões com temperaturas médias anuais superiores a 22ºC, em solos areno-argilosos, profundos, com boa drenagem e com sombreamento.
Pode-se multiplicá-la através de enxertia e por sementes em consórcio com outras plantas de grande porte.

O plantio das mudas deve ser feito em covas de 40 x 40 x 40 cm, em épocas de chuvas, com adubos orgânicos, esterco de galinha ou de gado curtido.

Controle de ervas daninhas e podas de formação visando mater a planta não muito alta facilitando os tratos culturais e de colheita.

Adubações de cobertura poderão ser feitas após o segundo ano do plantio.

Suas propriedades são várias, o Cupuaçu contém ferro, fósforo e proteínas. Vitaminas C, do complexo B, pectina e fibras.

Devido suas propriedades, também antioxidantes é indicado para tratar doenças do trato gastrointestinal; redução da glicemia e do mau
colesterol, para evitar gripes, melhora o sistema imunológico na produção de anticorpos, combate o stress, tonificante dos músculos e outros.

Os benefícios do Cupuaçu são inumeros, porque essa fruta é rica em teobromina, vitaminas A e C e importantes ácidos graxos, aminoácidos, selênio, fibras, vitaminas B1 nutricionais, B2 e B3. Também contém minerais: Cálcio, Fósforo e a Pectina que é uma fibra solúvel.


Dentre seus benefícios o Cupuaçu ajuda em regimes de emagrecimento, haja visto que regula a saciedade. Também estimula as defesas do organismo, fortalece o sistema imunológico, é diurética. É uma fruta energética da família do Cacau. Por isso é recomendado a pratica de exercícios físicos.

Os benefícios do Cupuaçu não param por aí, essa fruta colabora na diminuição da pressão arterial; aumenta o libido, diminui o colesterol ruim (LDL) e ainda ajuda contra o envelhecimento precoce.

A polpa do Cupuaçu é utilizada para confecção de sorvetes, sucos, geléias, doces, bombons, licores, iogurtes e outros. As sementes, para fabricação de chocolate branco, considerado de ótima qualidade.

A manteiga extraída das sementes do Cupuaçu é emoliente, nutritiva, traz benefícios para a pele, hidrata, inclusive filtra a radiação ultra-violeta do Sol.

O Cupuaçu é utilizado como matéria prima nas indústrias de cosméticos e afins.

Os benefícios do Cupuaçu são devidos às suas substâncias que atuam no organismo, colaboram nos glóbulos vermelhos, antioxidantes que protegem as células, combate infecções e auxilia na manutenção dos níveis do colesterol.

Um dos seus principais benefícios é chamado Cupulate, que é um chocolate de excelente qualidade produzido através das sementes do Cupuaçu.

As folhas atuam como calmante, combate a bronquite e infecções renais. Com a casca da árvore prepara-se um chá utilizado para curar diarréia.

Diante tantos benefícios o Cupuaçu foi batizado de “Alimento dos Deuses” e é alvo de brigas internacionais devido a patentes irregulares.