Ervas Medicinais      Ervas Medicinais      Ervas Medicinais      Ervas Medicinais      Ervas Medicinais
    
    

ERVAS MEDICINAIS:




Informações:

ERVAS MEDICINAIS IMPORTANTES:

Dente-de-leão: Propriedades
O Dente-de-leão é uma erva de origem européia, com sabor amargo que se adaptou muito bem ao clima tropical. Em algumas regiões, conhecida como alface-de-cão, taraxaco e chicória silvestre, o dente-de-leão possui propriedades importantes ao organismo, como as vitaminas A, B e C, além de ser uma importante fonte de ferro e potássio. É um excelente depurativo, bom para os ossos, fortalece o sangue, estimula a vesícula e o fígado, além de combater os cálculos renais e a anemia. É diurético e dilui as gorduras do organismo. O suco de dente-de-leão também combate a acidez do organismo e previne doenças das gengivas e cárie dentária.

Manjericão: Propriedades
Planta aromática, presente em praticamente todas as cozinhas do mundo, faz parte de inúmeras receitas culinárias, conferindo sabor especial aos pratos. De origem mediterrânea, é conhecida também por alfavaca cheirosa e manjericão do jardim. Na planta, a parte mais usada são as folhas, das quais se faz um chá medicinal que é excitante. Auxilia na digestão, é antiespasmódico e evita a formação de gases. Pode ainda ser usado como antifebril, soporífico, diurético e anti- reumático.

Porangaba: Propriedades
A porangaba é uma planta medicinal que possui grande efeito no combate à obesidade, largamente conhecida em todo o Brasil. Com ação direta no combate ao ganho de peso, ela ajuda a diminuir a barriga, o estômago, pernas inchadas e gorduras localizadas, etc. Também conhecida como chá de bugre, café do mato ou chá de frade, a Porangaba é uma pequena árvore, nativa do Brasil. O nome café do mato se deve a seus frutos vermelhos, que contêm cafeína e são torrados e moídos para se preparar um chá que serve como substituto do café. É diurética, diminui o apetite, a tosse, reduz a gordura das artérias e combate a celulite.

Carqueja: Propriedades
É uma planta com apenas 40 a 60 centímetros de altura, flôres amareladas e folhas pequenas e ovaladas. Por ser um tônico de sabor amargo, seu chá, feito com água, mel e carqueja amargosa, é indicado para os problemas de fígado, estômago, vesícula e também intestino solto. Na medicina popular, é muito recomendado, principalmente no combate a diabetes, além de tratar o reumatismo e literalmente ser um aniquilador dos vermes intestinais, eliminando-os rapidamente.

Hibisco: Propriedades
Hibisco é uma flôr muito conhecida e presente em praticamente todos os estados brasileiros, mas é originária da China. Aliás, por sua grande variedade e formas, recebeu também muitas denominações populares nas várias regiões, como: graxa-de-soldado ou graxa-de-estudante. Tudo porque suas flôres eram usadas para engraxar sapatos, e os deixava bem brilhantes. De várias cores, como o branco, vermelho, rosa, amarelo e laranja, suas flôres têm vida curta, durando de 24 horas a 2 dias no máximo, mas, em contrapartida, floresce o ano inteiro. É excelente como complemento em chás para emagrecimento, que deverá ser feito por infusão.


Subir    Parte 2

PARA VOLTAR Á PÁGINA DO ÍNDICE  Clic Aqui