Ervas Medicinais de A a Z   Ervas Medicinais de A a Z   Ervas Medicinais de A a Z   Ervas Medicinais de A a Z   Ervas Medicinais de A a Z   Ervas Medicinais de A a Z
    
    

Ervas Medicinais:


Informações:

ERVAS MEDICINAIS DE A a Z

Ervas Medicinais de A a Z:



PAU TENENTE: Nome científico: "Quassia amara"
Indicado em males do estômago e diabetes, baixa a taxa de açúcar no sangue, também age contra a malária e febre amarela. Lavar a cabeça com o chá elimina piolhos.

PEDRA UME CAÁ: Nome científico: "Myrcia sphaerocarpa"
De origem amazônica, goza da fama de Insulina Vegetal, empregada no tratamento do diabetes baixando a taxa de açúcar e colesterol.

PICÃO BRANCO: Nome científico: "Galinsoga parviflora"
Digestivo muito usada em dores de estômago, males do fígado, icterícia e outras infecções do aparelho disgestivo.

PICÃO PRETO: Nome científico: "Bidens pilosa"
Digestivo que também ajuda a remover pedras na vesícula e rins, dores de barriga. Ameniza o diabetes.

PITANGUEIRA: Nome científico: "Stenocalys michelli"
Muito utilizada contra diarréia em crianças, bronquite, febre e ainda abaixa a pressão. É calmante infantil e bom para os nervos.

POEJO: Nome científico: "Mentha pylegium"
Bom para gripes e resfriados mas seu limite de consumo é de duas xícaras ao dia.

PORANGABA: Nome científico: "Cordia salicifolia"
Poderoso emagrecedor que diminue o colesterol. Não confundir com a Erva de Bugre.

PRIMAVERA: Nome científico: Primula Officianalis
Esta flor, que é a primeira a desabrochar com a chegada da primavera, daí o seu nome, pertence à família das Primuláceas, que abriga aproximadamente 50 espécies distintas. Possui propriedades terapêuticas, sendo um excelente calmante e antiespasmódico.

PULMONÁRIA: Nome científico: "Pulmonaria officinalis"
Como diz seu nome é indicado nas doenças do pulmão, é um eficiente expectorante, misturado com mel de abelhas. Facilita a respiração. Indicado a pessoas que trabalham com pó.

QUEBRA PEDRA: Nome científico: "Phylantus niruri"
Famoso por sua ação diurética, é ainda hipoglicemiante, antibactericida e anticancerígena, age principalmente no fígado. Obteve sucesso em testes contra a hepatite tipo B. Dissolve cálculos renais, promove a desobstrução da uretra e a eliminação do ácido úrico. Contra indicado na gravidez.

QUINA-QUINA: Nome científico: "Chincona sp"
De origem andina esta árvore possui raizes e cascas contendo o quinino, um alcalóide que permite agir como anti-séptico, adstringente. Indicada para gripe, febre, em casos de malária e anemias.

ROMÃ/CASCAS: Nome científico: "Punica granathum"
Adstringente, contra inflamações de garganta, amigdala e cólicas. Elimina vermes e lombrigas.

SABUGUEIRO: Nome científico: "Sambucus nigra"
Poderoso sudorífero nos processos gripais, resfriados, tosse, sarampo e caxumba. Elimina o ácido úrico, calculos renais e toxinas do sangue. As flores são pequenas e brancas e também hermafroditas, possuindo um cheiro desagradável. A curiosidade é que esse odor, quando as flores são dessecadas, desaparece por completo, dando origem a um perfume agradável.

SALVIA: Nome científico: "Salvia officinalis"
Para se ter uma idéia das propriedades terapêuticas desta planta, basta saber que Sálvia vem da palavra salvus, que significa saúde. Erva hipoglicemiante, que não é tão amarga como outras e ainda tem ação antiséptica, adstrigente e estimulante. Usada como desodorante, tem a capacidade de fechar os poros e reter a sudorese. Suas folhas eram utilizadas desde a antiguidade para tornar os dentes mais brancos e brilhantes. É contra indicado em gravidez e lactação.

SALSAPARILHA: Nome científico: "Smilax salsaparrilha"
Depurativo do sangue, combate a gota, ácido úrico e reumatismo. Diminui a dificuldade em urinar, elimina pedras nos rins e bexiga.

SASSAFRÁZ: Nome científico: "Ocotea preciosa"
Elimina dores ósseas. Ajuda a eliminar intoxicação por metais.

SENE INDIANO: Nome científico: "Cassia augustifolia"
Um bom laxante, mas não usar contínuamente. Indicado em casos de prisão de ventre, tomar no máximo uma xícara por dia e no máximo dez dias seguidos.Usar infuso no máximo gramas por xícara de água. CONTRA INDICADO A GESTANTES E LACTENTES.

SETE SANGRIAS: Nome científico: "Cuphea ingrata"
Tem efeito sedativo do sistema nervoso central. É indicado no tratamento da arteriosclerose, hipertensão e palpitações no coração. Não é aconselhado uso para crianças.

STÉVIA: Nome científico: "Stevia rebaudiana"
Um doce presente da Natureza, que analizado em laboratório mostrou ser 300 vezes mais doce que açúcar de cana. Não tem calorias e ainda é diurética. Muito indicada aos diabéticos.

SUCUPIRA: Nome científico: "Dilotropis incexis"
Semente depurativa, oleosa, contra manchas de pele, eczemas, feridas na pele. Antireumática e antihemorrágica.

TAYUIÁ: Nome científico: "Cayaponia tayuia"
Depurativo poderoso, desintoxica o sangue. Tem ação laxativa e desobstrui o fígado.

TANCHAGEM: Nome científico: "Plantago major"
Uma das plantas de maior valor medicinal e veterinário. Age como bactericida sobre as vias respiratórias em casos de inflamações, destruindo microorganismos e limpando secreções. Indicada também em casos de diarréias e hemorragias pós-parto. Usar infusão de 30 gramas para cada litro de água.

TÍLIA: Nome científico: "Tilia cordata"
Árvore sagrada das antigas civilizações germânicas. Sudorífica, descongestionante e relaxante é indicada em casos de febres, resfriados e dores estomacais. Alivia a dor de cabeça, enxaqueca e tensões nervosas. Usar 10 gramas para cada litro de água.

UNHA DE GATO: Nome científico: "Acacia plumosa"
Famoso antireumático, ameniza dores nas costas e nas pernas. Também usada contra doenças venéreas.

PÁGINA ANTERIOR..........PÁGINA SEGUINTE



Subir

PARA VOLTAR Á PÁGINA PRINCIPAL:  Frutas do Brasil