Ervas Medicinais de A a Z   Ervas Medicinais de A a Z   Ervas Medicinais de A a Z   Ervas Medicinais de A a Z   Ervas Medicinais de A a Z   Ervas Medicinais de A a Z
    
    

Ervas Medicinais:


Informações:

ERVAS MEDICINAIS DE A a Z

Ervas Medicinais de A a Z:



URTIGA: Nome científico: "Urtica dioica"
Utilizada no passado na indústria têxtil, foi descoberta como medicamento no início do século 20. De ação vasocostritora e depurativa, a urtiga é revitalizante, hipoglicemiante e tônico capilar. Melhora a circulação sanguínea. Pode provocar irritações na pele ao contato. Não utilizar as sementes.

UVA URSI: Nome científico: "Arctostaphylos urva ursi
Devido a hidroquinona que tem propriedades antibacterianas, anti-séptica e antibiótica, é indicada em casos de inflamações renais e diarréias. A hidriquinona dá uma coloração marrom esverdeada na urina. Não se recomenda usar na gravidez ou lactação.

VALERIANA: Nome científico: "Valeriana officinalis
Poderoso calmante, tem ação antiespasmódica e anestésico. Depressora do SNC, atenua a irritabilidade nervosa, a ansiedade e a cefaléia de origem nervosa. Externamente é indicado na cicatrização de feridas.

VELAME DO CAMPO: Nome científico: "Croton campestris"
Um dos melhores depurativos do sangue, combate doenças nos ossos e o reumatismo.

VERBASCO: Nome científico: "Verbascum thapsus"
Combate doenças dos pulmões, ótimo expectorante, nas tosses com catarro, bronquite e asma. É cicatrizante tópico.

VERBENA: Nome científico: "Verbena officinalis"
Indicado contra doenças do fígado e do estômago.

VERÔNICA: Nome científico: Veronica Officinalis
A Verônica é uma planta herbácea (erva) que pertence à família das Eucrofulariáceas. Suas sumidades floridas devem ser colhidas no verão e dessecadas ao sol. Depois, podem ser utilizadas para a preparação de remédios que são indicados para problemas digestivos, sendo ainda um excelente anticatarral.

VIOLETA: Nome científico: Viola Odorata
Apesar de aparentemente frágil, a Violeta contém violina, óleo essencial, amido, entre outras substâncias. É recomendada para o tratamento de catarros que se formam em consequência da bronquite e contra as inflamações das vias respiratórias. A espécie silvestre, apesar de menos graciosa, é a preferida da indústria farmacêutica.

ZEDOÁRIA: Nome científico: "Curcuma zedoaria"
Poderoso depurativo do sangue, ativa a circulação provocando a dilatação dos vasos sanguíneos. Ótimo digestivo, normaliza as funções do fígado, estômago e duodeno. Elimina o mau hálito e limpa as vias respiratórias em casos de inflamações da garganta.

ZIMBRO: Nome científico: "Juniperus communis"
As bagas contém glicose e o efeito de aumentar a filtragem dos rins, é um ótimo depurativo eliminando líquido do organismo, inclusive o excesso de ácido úrico, aumentando a quantidade de urina. A infusão de 15 gramas de bagas para meio litro de água, tomar até 3 xícaras ao dia. Não utilizar durante a gravidez e a nefrite manifestada.

PÁGINA ANTERIOR




Subir

PARA VOLTAR Á PÁGINA PRINCIPAL:  Frutas do Brasil