Fases de Plantio-Cuidados     Transporte e Manuseio-Fruteiras     Variedades-Mudas     Classificação-Covas     Distribuir-Intercalar
    


Informações:

FASE DE PLANTIO
Cuidados na Fase de plantio:
Alguns cuidados deverão ser observados nesta fase, como:
Transporte e manuseie as mudas com cuidado, não quebre o torrão, quando possuírem. As fruteiras tropicais e subtropicais são plantadas em períodos chuvosos, no sul de Minas Gerais, por exemplo, de dezembro à fevereiro. As fruteiras temperadas (videira, macieira, pessegueiro), principalmente quando não tem torrão, plantar em julho e agosto.
Conforme sua classificação, agrupar as espécies e variedades (tropicais, subtropicais e temperadas), época de produção e altura da planta, as temperadas ficarão na parte mais baixa da área. Limoeiros e videiras devem ficar em local de fácil acesso.


Posicionamento da muda na cova ou sulco: com raríssimas exceções, o plantio das mudas deve ser superficial (5 cm acima do nível do solo).

Mudas de raiz nua exigem mais cuidados: plantar com a cova muito molhada, quase um "barro": encher a cova devagar, procurando-se distribuir bem as raízes. O plantio também é superficial com o colo da muda ficando a 5 cm acima do nível do solo.

Finalizada a operação de plantio, faz-se uma bacia (80 cm de diâmetro) ao redor da muda, com a terra do subsolo. Nesta, aplica-se 30 a 40 litros de água e faz-se uma cobertura morta, com capim seco, palha de arroz, bagaço de cana ou outro material.

Depois, coloque uma estaca de bambu para servir como tutor.

Entre 45 e 90 dias pós-plantio, fazer as primeiras adubações em cobertura, com 50 gramas de sulfato de amônia por planta.

Adubar com solo úmido, colocando o adubo a 40 cm do caule da muda, em círculo.

Nos primeiros 6 meses, após o plantio, colocar uma cultura intercalar, como o feijão. Entre as ruas, sugere-se o milho obedecendo-se 1,5 metros de cada lado da planta.