FIGO

Figo
Figo

Figo é o fruto da Figueira, árvore que pode atingir até 8 metros de altura. Sua poda deve ocorrer no inverno.

O receptáculo carnoso, de casca fina e macia e formato periforme, comestível, de coloração branco-amarelada até roxa, conhecido como “figo”, encerra em seu interior os inúmeros frutos desta espécie, que são frequentemente confundidos com sementes.

O método para reprodução é a estaquia. Adapta-se a qualquer tipo de solo, preferindo os profundos e permeáveis. Manter espessa camada de cobertura morta. Não suporta geadas.

O Figo é uma fruta indicada no tratamento para curar várias doenças devido ao Potássio, Cálcio, Fósforo, Cobre e Ferro que contém.


O Figo é uma fruta delicada, que exige muito cuidado no pós-colheita para evitar perdas.

O látex ou “leite” produzido pela planta é irritante, devendo a colheita ser realizada com proteção das mãos.

Benefícios do Figo: Tônico, laxante suave, cicatrizante, emoliente, calmante.

O Figo é indicado para Prisão de ventre, doenças do fígado e da vesícula biliar, esgotamento físico, faringite, bronquite e tosse seca. Para uso externo, combate feridas infectadas, furúnculos, abcessos e inflamações dentárias dentre outros benefícios. As folhas em cozimento são usadas para dor de estômago.

O Figo, antioxidante, digestivo, combate os males das vias respiratórias, excelente laxante, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações, as queimaduras, aliviar dores e curar feridas.

Os Figos destinam-se ao consumo in natura ou à industrialização, em forma de doces em calda (verdes), cristalizados e secos.

É eficaz consumir o figo com a sua pele, pois ela é rica em fibras, proteínas, sais minerais, goma e mucilagem. Lavá-los bem, para tirar o pó branco que é posto para proteger o fruto de fungos.

Rico em açúcar, o figo é uma fruta altamente energética, um benefício, que é utilizado por atletas para recompor as energias.

Propriedades do FIGO:

O Figo é uma fruta indicada para curar várias doenças.

Devido as propriedades do Figo, é indicado para curar várias doenças.


O Figo, antioxidante, digestivo, combate os males das vias respiratórias, excelente laxante, tem a propriedade de amolecer os tecidos, atenuar as inflamações, as inchações, as queimaduras, aliviar dores e curar feridas.

Os benefícios do Figo ao nosso organismo são inúmeros, graças ao seu poder energético (rico em açúcar) e por conter vitamina C, B6 e sais minerais como o potássio, fósforo, cálcio, ferro e zinco. O Figo tem aprox. 65 calorias em 100 gramas e seco 280 calorias.

Por ser rico em fibras dietéticas o Figo traz benefícios para regimes de emagrecimento (cuidado com excesso), regula o colesterol, o potássio ajuda controlar a pressão sanguínea e o cálcio fortalece os ossos. O recomendado é consumir apenas 2 Figos por dia, antes das refeições.


O Figo seco já é muito conhecido pelos benefícios laxativos, sendo ótimo para estimular os músculos do intestino.

O consumo do Figo ajuda manter o equilíbrio mental, elimina a tensão nervosa, melhora o ânimo e beneficia a concentração. Também é indicado para gestantes e mulheres com problemas menstruais.

Suas fibras são excelentes para combater as substâncias que provocam o câncer em nosso organismo, previne o cancro do cólon, cancro de mama.

Os benefícios do leite extraído das folhas, dos ramos e do Figo verde são vários, é utilizado para combater verrugas, calos e a dor de dente, quando aplicado no local.

Doenças da boca: Comer figo cozido com leite. Descascar e picar antes do cozimento.

Caspa: Macerar o figo seco junto com o sal e limão. Massagear o couro cabeludo com essa solução.

Expectoração: Cozinhar o figo, descascado e picado, em leite com mel. Tomar quente. A infusão das folhas da figueira também é recomendado.

Feridas: Aplicar no local o suco de folhas de figo ou fazer uma pasta com o figo.

Inflamações: O figo cozido em água, descascado e picado. Fazer refeições deste preparo.

Importante: O Figo seco também traz benefícios ao coração, pois contém fenol, Omega-3 e Ômega-6, substâncias já conhecidas pela eficiência em prevenir doenças cardíacas.

Essa fruta traz benefícios aos idosos, pois quando consumida regularmente aumenta muito as chances de continuar com uma boa visão.

Curiosidade: O Figo forneceu açúcar à dieta mediterrânea por pelo menos 6000 anos. A figueira simboliza a fertilidade.

Não utilize as folhas de figo para fazer bronzeador caseiro, pois provoca queimaduras gravíssimas.