GOIABA

Goiaba
Goiaba

Goiaba é o fruto da Goiabeira, árvore que pode chegar a 6 metros de altura. Fruta de casca verde-amarela variável de acordo com a maturação do fruto, polpa branca, rosada ou vermelha e no seu interior contém várias sementes.

A Goiaba é uma fruta indicada no tratamento para curar várias doenças.

No Brasil, o suco da Goiaba poderá ser um substituto de outros sucos, haja visto seus benefícios para saúde.


A Goiaba branca e a amarela contém mais propriedades que a vermelha, porém o Brasil é o maior produtor mundial de Goiabas vermelhas.


A Goiaba, rica em vitamina A, B1, B2 e B6, muita vitamina C, cálcio, fósforo, ferro, carboidratos, combate a diarreia, fadiga, alergias, hemorragias e infecções.

Apresenta diversas combinações de nutrientes, por isso, apelidada de Super fruta.

Entre vários benefícios ao organismo, a Goiaba combate infecções, hemorragias, fortalece os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e dá saúde à pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e melhora a resistência física.

Sua casca proporciona o bom funcionamento do intestino, inclusive é na casca que contém o maior numero de vitamina “C”.

Existem cerca de 3.000 espécies de Goiabas.

A Goiaba pode ser consumida ao natural, em forma de geleia, goiabada, compotas, sucos, sorvetes e outras.

Propriedades da GOIABA:

A Goiaba é uma fruta indicada para curar várias doenças.

Devido as propriedades da Goiaba, tem poder de cura para várias doenças.


A Goiaba, rica em vitamina A, B, C, cálcio, fósforo, ferro, carboidratos, combate a diarreia, fadiga, alergias, hemorragias e infecções.

Apresenta diversas combinações de nutrientes, por isso, apelidada de Super fruta.

Sua casca proporciona o bom funcionamento do intestino.

Os benefícios da Goiaba são graças às suas vitaminas A, B1, B2, B6, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis.


Essa fruta é adstringente, cicatrizante, laxante, digestiva, tônica, auxilia em casos de afecções da garganta, aftas, escorbuto, gengivite, indicada para bronquite, tosse, eficaz contra constipação, diarreia, disenteria, estomatite, problemas digestivos, gastrintestinais, gastroenterite, reduz os níveis de triglicérides.

Os benefícios da Goiaba com a polpa vermelha ajuda na redução do colesterol ruim e da pressão sanguínea. Contém poucas calorias (54 para vermelhas), por isso também é usada em regimes para emagrecimento.

As folhas da goiabeira são utilizadas para confecção de um chá para ser usado como antisséptico bucal e intestinal. A infusão de brotos da goiabeira é usado para curar diarreia, tomando-se uma xícara à cada duas horas.

Também fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física, a fruta é rica em licopeno e em fibras solúveis.

Outro benefício da Goiaba é que ela ajuda a combater o HPV, o papilomavírus, causador do câncer de colo de útero. Sua vitamina C colabora contra os radicais livres e outros benefícios que essa vitamina nos dá. Também contém Licopeno, substância que previne o câncer e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

Os benefícios para a boa visão, à pele e às mucosas são graças a vitamina A encontrada na fruta. Já a vitamina B1 colabora na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificando, também, o músculo cardíaco.

Inclua a Goiaba em sua dieta alimentar, você estará evitando o surgimento de Tuberculose, Cólera, Pernas e pés inchados além de todos os benefícios que essa fruta pode trazer ao nosso organismo.

Curiosidade: O Brasil é o maior produtor mundial de goiabas vermelhas.