Como fazer uma horta      Como fazer uma horta caseira      Como fazer uma horta      Como fazer uma horta em casa
Frutas do Brasil

INÍCIO MENU
Abóbora
Abobrinha
Acelga
Agrião
Alcachofra
Alecrim
Alface
Alho
Alho-Poró
Almeirão
Arroz
Arruda
Aspargo
Batata
Batata-Doce
Berinjela
Beterraba
Boldo
Brócolis
Canela
Cebola
Cebolinha
Cenoura
Chicória
Chuchu
Coentro
Couve
Erva-doce
Ervilha
Escarola
Espinafre
Feijão
Gengibre
Hortelã
Inhame
Jiló
Lentilha
Louro
Mandioca
Mandioquinha
Manjericão
Milho
Nabo
Orégano
Pepino
Pimenta
Pimentão
Quiabo
Rabanete
Repolho
Rúcula
Sálvia
Soja
Tomate
Tomilho
Vagem







Informações:
HORTA

COMO FAZER UMA HORTA



COMO FAZER UMA HORTA

Abaixo um resumo geral sobre horta, mas itens como espaçamento, profundidade, etc. estão no menu do lado esquerdo.
O local para o sucesso de sua horta é fundamental. Tem que ser ensolarado, pois as hortaliças dependem da luz para crescerem sadias, protegidas de ventos fortes e cercada caso haja animais domésticos.

O solo precisa ser bem drenado, pois pode ocasionar atraso no crescimento da planta e aparecimento de doenças, caso contrário. As raizes das hortaliças precisam respirar e em solos encharcados a quantidade de ar fica insuficiente.

Irrigar à tarde, sem a presença do sol intenso. Evite água de rios ou riachos poluídos ou onde passe esgoto. A irrigação equilibrada é essencial no cultivo das hortaliças. Utilize água limpa para fazer sua horta.

No menu do lado esquerdo você tem várias opções e informações para fazer sua horta, dê preferência às folhosas ou medicinais, assim você terá uma horta que irá complementar a qualidade nutricional. É muito importante não plantar sucessivamente a mesma espécie no mesmo local por vários ciclos, pois poderá ocasionar o surgimento de doenças. O plantio de várias hortaliças no mesmo canteiro é uma boa opção, você terá uma horta rica em sabor, qualidade e equilibrada.

Geralmente as hortaliças podem ser plantadas o ano todo, porém, algumas se dão melhor em épocas própias: Abóbora, Abobrinha, Berinjela, Feijão, Pepino, Pimentão, Pimenta, Tomate e Quiabo preferem o verão.
Agrião, Acelga, Beterraba, Ervilha, Couve, Rabanete, Nabo e Rúcula preferem o inverno.
Procure saber, antes de fazer sua horta, a melhor época de plantio, isso será fundamental para o sucesso ou fracasso da horta.

A terra deve ser orgânica, misturada na mesma proporção com adubo orgânico. O húmus de minhoca e o esterco de curral é uma dica legal. Afofar bem a terra e misturar os adubos até uma profundidade de 15 centímetros. Os espaços podem ser de 50 cm. O calcário dolomítico vai equilibrar a terra. Você pode misturar 200 gramas por metro quadrado. O solo ideal deve ter 60 a 70% de areia. Esperar 20 dias após a mistura dos componentes, regando moderadamente todos os dias. Após o plantio, você pode cobrir as mudinhas com palha em volta, isto facilitará a retenção da umidade e evitará a proliferação de ervas daninhas.

Você só deve plantar as mudinhas para o local definitivo, em sua horta, após estas estarem com umas três folhas.
Não é necessário o uso de sementeira, você pode plantar diretamente em sua horta, tendo o cuidado de verificar na embalagem das sementes as instruções de profundidade e espaçamento. Cobrir as sementes com terra bem fina, colocar várias sementes juntas, pois geralmente nem todas germinam.
Quando as mudinhas de sua horta atingirem uns 10 cm, retire o excesso de plantas se houver. Deixe apenas as mudas melhores, as mais viçosas e sadias.

Durante o crescimento das hortaliças ou após vários ciclos de plantio, se notar enfraquecimento das plantas, poderá fazer a adubação de cobertura, ou seja, adubar após o plantio. O ideal é adubar com composto orgânico à cada ciclo, mas se já houve o plantio, a adubação de cobertura se faz necessário.
Para esta adubação você poderá usar 150 a 250g de Uréia + 100g de Cloreto de Potássio + 200 a 300g de Super Fosfato Simples. Misturar todos os ingredientes e adubar em volta as hortaliças. O adubo 10x10x10 vendido em casas especializadas também é uma ótima opção como adubo de cobertua.
O ideal é verificar na sua região, com outros produtores, o melhor adubo, pois cada região poderá ter tipos de solos diferentes.

Legume é toda hortaliça cuja parte aproveitada como alimento é o fruto, semente, bulbo, raiz ou tubérculo, exemplo: Tomate, Ervilha, Cebola, Batata, Cenoura, etc.
Verdura são as hortaliças cujas partes aproveitadas são folhas, flores e hastes, exemplo: Alface, Brócolis, Couve-flor, Agrião, etc.
Já a Cebolinha, a salsa, a pimenta o coentro e outras são caracterizadas como condimentos, pois tem como finalidade melhorar o sabor, o aroma ou a aparência dos alimentos.

Hortaliça é o termo utilizado para designar o grupo de plantas utilizado para o consumo na alimentação humana.

Horta orgânica: Não utiliza agrotóxicos, adubos químicos e outros produtos que possam deixar resíduos nos alimentos, degradar o solo, as águas ou outros sistemas do meio ambiente.

Podem, ocasionalmente, surgirem algumas pragas em sua horta, como pulgões, tripes, ácaros, lagartas, moscas-brancas e brocas por exemplo. Mas é muito simples acabar com elas de forma natural.
Receita 1: Misture 1kg de folhas e talos de fumo picados + 50g de sabão em 15 litros de água. Deixe repousar por 1 dia.
Receita 2: Ferva 250g de fumo de corda + 30g de sabão em 4 litros de água por meia hora. Diluir 1 litro em 3 litros de água com 1 colher de cal hidratada.
Estas receitas caseiras para acabar com pragas em sua horta evita o uso de agrotóxicos e funcionam 100%.
Sempre que possível, renove sua horta com outras espécies de hortaliças, isso deixará o solo mais rico, índice quase zero de pragas e suas plantas serão mais saudáveis.

Cuidar de uma horta, alivia o stress, é uma atividade terapêutica capaz de eliminar fobias, depressão, ansiedade, pânico e muitas outras.
Mesmo para quem mora num apartamento uma pequena horta com espécies para tempero ou mesmo para medicina caseira alternativa, é uma ótima opção para evitar algum tipo de transtorno de ansiedade, pois plantar auxilia no desenvolvimento de várias habilidades. Fazer uma horta é uma atividade sadia, de relaxamento, atenção, concentração e muita "paz de espírito" onde só trará benefícios e eliminará os comportamentos ansiosos.
Fazer horta é também recomendado por psicólogos para crianças hiperativas, com dificuldade de concentração, que não permanecem quietas em determinados locais, etc., pois auxilia no desenvolvimento da atenção e na diminuição de alguns excessos comportamentais.


Não tome ou use qualquer medicamento, mesmo que natural, sem antes consultar um médico.
Não use agrotóxicos em sua horta, utilize métodos naturais, muitos estão citados acima.

Frutas do Brasil - Propriedades - Benefícios - Frutas - Exóticas - Plantas - Ervas Medicinais - Como plantar - Como curar - Horta
Subir


Para voltar ao site Frutas do Brasil, clic no logo (acima).