Fruta: JAMBO – Vitaminas do Jambo – Propriedades do Jambo – Cultivo:

O Jambo é o fruto do jambeiro. São três espécies:
(S. malaccense): Jambo-vermelho, com frutos vermelhos, adocicados e levemente ácidos; (S. jambos): Jambo-branco, com frutos esbranquiçados, de sabor fraco; (S. jambolana): Jambo-rosa, com frutos rosados, sabor semelhante ao jambo-vermelho.
Jambo-vermelho (Eugenia malaccensis): fruto de casca vermelha e fina, polpa branca e suculenta, de consistência esponjosa, com uma ou duas sementes, medindo de 5 a 8 cm de diâmetro e sabor agradável.
A polpa do Jambo representa 84% do fruto. Consumido ao natural ou em forma de doces, geléias ou compotas.
O jambeiro pode atingir 20 metros de altura. Para o cultivo, o jambeiro pode ser propagado por semente, estaquia e alporquia.
O espaçamento recomendado é 5 x 5 metros entre as plantas. Sua colheita ocorre 5 anos após o plantio.
Prefere solos profundos e drenados, clima quente e úmido. Árvore muito usada para ornamentação urbana devido suas belíssimas flores.
Em suas propriedades podemos encontrar ferro, proteínas, carboidratos, fósforo, vitaminas A, B1 e B2.
É usado na medicina caseira, contra dor de cabeça, catarro e tosse.
Os benefícios do Jambo são graças à sua fonte de ferro, fósforo, proteínas, vitaminas A, B1 e B2.
Contém fibras (celulose) que regulam o intestino grosso e evitam a prisão de ventre. O Jambo é uma fruta diurética, recomendada para pessoas com problemas nos rins.
Para curar queimaduras mistura-se as cinzas da casca com óleo e aplica-se no local.
Os benefícios do Jambo também encontram-se nas raízes, pois estas combatem a prisão de ventre, desarranjos intestinais, catarros do pulmão, diabetes, tosses e dores de cabeça.
Também é preparado um xarope laxativo com suas flores. Sua casca, preparada por decocção, é utilizada contra disenteria.
Existem diversas variedades do Jambo, o vermelho (eugênia), ou jambo-do-pará, o Jambo Rosa, e também amarelos, brancos e outros, embora mais exóticos.
Outros nomes: Jambo-Encarnado e Jambo-Roxo.
Seus benefícios ainda vão além, pois contém vitamina C, flavonóides e taninos, com poderes antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce, tumores e fortalece o sistema imunológico. O Jambo também é auxiliar na formação de colágeno e contribui para redução dos radicais livres.
Cada 100g de polpa do Jambo vermelho, contém 50 calorias. O Jambo vermelho também é utilizado para fazer geleias, doces, bolos e outros.
Outro benefício do Jambo (vermelho) é que ele tem ação antiespasmódica
Os frutos em algumas regiões, o jamelão, fruto pequeno e negro, é conhecido em certos lugares como “jambo” ou “jambolão”.