Lichia      Propriedades da Lichia      Lichia      Propriedades da Lichia      Lichia
Frutas do Brasil


Informações:

LICHIA

Lichia
Fruta: LICHIA - Vitaminas da Lichia - Propriedades da Lichia - Cultivo:
Lichia é o fruto da lichieira. Árvore que pode atingir até 15 metros de altura, com folhas verde escuro e permanentes.

A Lichia, produzida em cachos, tem casca rugosa, de cor vermelha, sua polpa é gelatinosa, translúcida, suculenta, pouquíssima gordura não é aderente ao caroço e rica em vitamina C e do complexo B.

A lichieira é uma planta de clima tropical e sub-tropical, não suporta geadas, necessita irrigações regulares.

Para o plantio é necessário solo sílico-argilosos, férteis de matéria orgânica e profundos. Prefere solos ácidos que os calcários. Utilizar quebra-ventos.

O plantio das mudas por Alporquia, é feito em covas de 50x50x50 cm previamente adubadas com 5kg de esterco de curral, 200g de superfosforo e preferencialmente em dias nublados.

Recomenda-se espaçamento de 8 metros entre plantas e linhas, necessitando podas constantes.

A colheita ocorre após 5 anos do plantio das mudas, colhendo-se cerca de 40 kilos da fruta por planta, época de retirar, juntamente com o cacho, cerca de 20 cm dos ramos, proporcionando maior número de ramos terminais.

A cobertura de solo é indicado para manter a úmidade e maior controle de ervas daninhas. Adubações constantes com matéria orgânica sem podas de formação.

Potássio, Cálcio, Fósforo e Ferro, encontrado em suas propriedades, atuam no equilíbrio da água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínas musculares, na função renal, na contração do músculo cardíaco, no relaxamento muscular em geral e contra câimbras.
A Lichia é diurética, antifebril e antiescorbútica, utilizada para consumo em dietas para emagrecimento, pois regula as células de gordura.
Cada 100 gramas de lichia possui cerca de 65 calorias, então é recomendada incluir no cardápio, para quem faz dieta de emagrecimento.
A Lichia é consumida in natura, mas pode ser seca, em sucos ou em compotas.
Voltar para o índice de Frutas exóticas