Mangostão      Propriedades do Mangostão      Mangostão      Propriedades do Mangostão      Mangostão
Frutas do Brasil


Informações:

MANGOSTÃO

Mangostão
Fruta: MANGOSTÃO - Vitaminas do Mangostão - Propriedades do Mangostão - Cultivo:
Conhecida como a Rainha das Frutas, o Mangostão, que não tem origem do Brasil, é uma fruta que parece até ser milagrosa devido à tantos benefícios que ela nos traz, além de ser muito suculenta, saborosa, de sabor leve e delicado.

Considerada exótica pois é dificil de ser encontrada e com poucos produtores no Brasil, mas que a cada dia vem atraindo mais agricultores interessados nesta excelente fruta cuja árvore pode chegar até trinta metros de altura, com flores vermelhas e grandes. Seu plantio é feito por enxertia, sua frutificação começa após o quarto ano do plantio e a colheita dos frutos deve ser manual para não ferir sua delicada polpa mole.

Na polpa mole do Mangostão encontramos apenas uma semente.

As propriedades do Mangostão é o que chama atenção acerca de tantos benefícios que esta fruta nos proporciona. Veja abaixo alguns itens no qual o Mangostão vem sendo empregado, no sentido de curar doenças, seus benefícios para nosso organismo:

Para perder peso; Controlar Diabetes; Artrites; Reumatismos; Dores musculares; Mestruação (raízes); Diarréia e Disenteria; Sistema Imunológico; Doença nos Rins; Colesterol e muito mais, além de manter nossa pele saudável, evitando o surgimento de bactérias, fungos, eczemas, alergias, etc., retarda o envelhecimento precoce das células, pois contém propriedades antioxidantes.

O Mangostão contém propriedades antioxidantes, antimicóticas, antibióticas, antifúngicos, antibacterianas e anti-inflamatório, dando-se destaque ao seu poder antioxidante cujos benefícios são inúmeros, dando ao Mangostão o titulo de Remédio Caseiro e ainda contém substâncias que impedem reações alérgicas e fortalece o sistema imunológico.

Para tratar do Colesterol esta fruta é indicada pois aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos, dificultando a oxidação das gorduras o que impede que estas se transformem em colesterol, além de prevenir doenças cardiovasculares. Esta fruta tem ação vasodilatadora.

O Mangostão contém ácido hidrocicítrico, que aumenta a sensação de saciedade e combinado com sua ação antioxidante, que aumenta a glicose reduz a gordura, a vontade de comer doces também será suprida, portanto, para dietas de emagrecimento o Mangostão não pode faltar no cardápio, pois irá reduzir o apetite.

O Mangostão é rico em várias vitaminas, minerais, água, carboidratos, proteínas e fibras:

Cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre, manganês, vitamina C, B6, B12 e A, tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantoténico, ácido fólico, caroteno e criptoxantina. Não esquecendo que de o Mangostão é a fruta com maior concentração de Xantonas (sem precedentes) o que explica seus incontáveis benefícios.

As folhas e a casca desta fruta contém propriedades adstringentes trazendo benefícios na cura de aftas.
Voltar para o índice de Frutas exóticas