MELANCIA

Melancia
Melancia

A Melancia, rica em vitamina B1, B2, fósforo, ferro, cálcio e vitamina A, C (pouca), é diurética e refrigerante.

Melancia é uma fruta indicada no tratamento para curar diversas doenças.

Cura reumatismos, febre, elimina vermes, obstruções renais. A melancia limpa o estômago e o intestino e traz bons resultados nas enfermidades das vias urinárias. Recomendada também para artrite, obesidade, bronquites crônicas, acidez gástrica, dispepsia, males dos rins, da bexiga, pressão alta, eliminação de ácido úrico, reumatismo e muito bom para a pele.

As sementes amassadas são usadas para combater males do aparelho urinário.


A polpa e a casca trituradas, faz se uma pasta, e é ótima no tratamento de erisipela, colocando a substância no local. As sementes, trituradas, acalmam as dores produzidas por ferimentos, além de reduzirem a hipertensão arterial. Também é indicado na prevenção do câncer.

Entre muitos benefícios, o alto teor de licopeno encontrado na Melancia é eficaz contra o câncer de próstata.

O suco das sementes é considerado vermífugo e diurético leve.

Ainda em estudo, a Citrulina, substância encontrada na parte branca da fruta, é capaz de ativar a função sexual do homem (igual ao comprimido azul), porém ainda não se sabe a quantidade de Melancias que seriam necessárias à consumir para se ter esse benefício, mas o chá das sementes tem o efeito.

Já o licopeno e glutationa, trazem benefícios para o organismo contra o câncer e a oxidação das células, o que causa envelhecimento.

Em cada 100 gramas de melancia contém 25 calorias aproximadamente.

Propriedades da MELANCIA:

A Melancia, rica em vitamina B1, B2, fósforo, cálcio é diurética, refrigerante.

Devido as propriedades da melancia é uma fruta indicada para curar diversas doenças.


Cura reumatismos, febre, elimina vermes, obstruções renais. A Melancia limpa o estômago e o intestino e traz bons resultados nas enfermidades das vias urinárias. Recomendada também para artrite, obesidade, bronquites crônicas, acidez gástrica, dispepsia, males dos rins, da bexiga, pressão alta, eliminação de ácido úrico, reumatismo e muito bom para a pele.

As sementes amassadas são usadas para combater males do aparelho urinário.

A polpa e a casca trituradas, faz se uma pasta, e é ótima no tratamento de erisipela, colocando a substância no local. As sementes, trituradas, acalmam as dores produzidas por ferimentos, além de reduzirem a hipertensão arterial. também é indicado na prevenção do câncer.

O suco das sementes é considerado vermífugo e diurético leve.

Aclimatada no Brasil a Melancia é da mesma família do melão, maxixe, pepino, abóbora, chuchu e outras. A Melancia é a segunda fruta mais consumida no mundo, só perdendo para a Banana.


A melancia tem grande quantidade de água (93%) e baixo teor calórico (25 calorias para 100 gr). Com muita água estimula a vontade de urinar, baixando os níveis de ácido úrico do organismo.

Na melancia são encontradas as fibras (regula os intestinos), carboidratos, vitaminas A, C e do complexo B, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro.

As vitaminas do complexo B encontradas na Melancia trazem benefícios para os cabelos e unhas, pois ficam quebradiços com a falta desta vitamina.

Os benefícios da Melancia são inúmeros, contém o licopeno e glutationa, que são responsáveis em proteger o organismo contra o câncer e a oxidação celular, benefícios para pele, pois contém vitamina C que age contra o envelhecimento precoce e auxilia na formação do colágeno, que da firmeza à pele.

A Melancia traz benefício até para o globo ocular, devido a vitamina A, que é o betacaroteno encontrado na Melancia e transformado nessa vitamina pelo nosso organismo.

O licopeno, pigmento da polpa da fruta, combate alguns tipos de câncer, como o de próstata, estômago, pâncreas, bexiga e mama, pela ação antioxidante que a Melancia possui.

O chá de sementes possui um efeito vasodilatador, o que colabora para combater a disfunção erétil. A parte branca da fruta contém esse aminoácido que favorece a circulação sanguínea que está diretamente ligada à libido, desejo sexual, à ereção.

Veja mais benefícios que a Melancia nos dá: Trata dos reumatismos, febre, elimina vermes, obstruções renais. Limpa o estômago e o intestino e traz bons resultados nas enfermidades das vias urinárias. A Melancia também traz benefícios no tratamento de artrite, obesidade, bronquites crônicas, acidez gástrica, dispepsia, males dos rins, da bexiga, pressão alta, eliminação de ácido úrico, reumatismo e excelente para a pele.