Murici      Propriedades do Murici      Murici      Propriedades do Murici      Murici
Frutas do Brasil


Informações:

MURICI

Fruta: MURICI - Vitaminas do Murici - Propriedades do Murici - Cultivo:
Murici é o fruto do Muricizeiro, pertencente à família Malpighiaceae, a mesma da acerola. - (Byrsonima crassifolia)

Existe cerca de 200 espécies de Muricis, algumas delas são conhecidas popularmente pelas suas cores: murici-amarelo; murici-branco; murici-vermelho; murici-de-flor-branca; murici-de-flor-vermelha; além do murici-da-chapada; o murici-da-mata e o murici-do-brejo.

O Muricizeiro é de porte médio, entre 3 a 5 metros de altura. Possue tronco cilíndrico, casca escura, áspera e copa estreita e desuniforme.

A sua madeira é usada na construção civil e a sua casca para o uso medicinal, com a fabricação de antitérmicos.

Suas folhas são rígidas, coberta de pelos e brilhantes. As flores são amareladas, hermafroditas, formando cachos de 10 a 15 cm, contendo entre 15 a 30 flores.

O Murici é agridoce, oleoso, rico em vitamina C, de sabor forte, carnoso. O fruto chega a medir 2 cm.

A polpa pode ser utilizada na preparação de sucos, sorvetes, geléias, vinhos e licores.

Devido suas propriedades, o Murici é usado no combate a tosse e bronquite, e pode ser um leve laxante, se consumido com açúcar. O Murici contém Proteínas, Fibras, Cálcio, Fósforo, Ferro, Vitaminas B1 e B2, Niacina e Vitamina C.

Por conter tanino, que a torna quase imputrescível, pode ser utilizada na indústria de curtume e é empregado na medicina como adstringente tônico.

A germinação ocorre por sementes, que germinam entre 60 a 100 dias com substrato orgânico e argiloso protegidas do sol intenso, onde então após 5 meses deverão ser transportadas ao local definitivo do plantio.

Para o cultivo das mudas recomenda-se solos areno-argilosos ou argilosos, com boa drenagem, clima quente e úmido, livre de ventos fortes.

Plantada a pleno sol num espaçamento 6 x 6 metros, com tutor, adubação orgânica, fazer podas de formação, irrigar a cada 2 semanas.

A colheita do Murici é feita geralmente após 4 anos do plantio definitivo.
Voltar para o índice de Frutas exóticas