PITANGA

Pitanga
Pitanga

Pitanga é o fruto da pitangueira, em tupi quer dizer vermelho-rubro.

Pitanga é uma fruta indicada no tratamento para curar diversas doenças.

A Pitanga por conter grande quantidade de vitamina A, traz grandes benefícios à pele, pois neutraliza os radicais livres e tem ação anti-inflamatória.

É talvez, o benefício mais importante que a Pitanga oferece, pois é rica em vitamina A.

A Pitanga, com vitamina C, do complexo B, ferro, cálcio, fósforo e látex, é normalmente usada na fabricação de refrigerantes e sucos. Colite, desconforto intestinal, é preventiva contra doenças crônicas como o câncer, doenças cardíacas, mal de Alzheimer, artrite e catarata.


Também é antioxidante e auxilia no combate à obesidade.

As folhas da Pitanga eliminam a febre, mesmo as rebeldes, combate também a diarreia.

Indústrias cosméticas fabricam o extrato da Pitanga para confecção de shampoos e sabonetes.

Pode ser consumida in natura ou usada para geleias, vinhos, doces e licores.

Cada 100 gramas da polpa da Pitanga contém 38 calorias.

Propriedades da PITANGA:

Pitanga é uma fruta indicada para curar diversas doenças.

Devido as propriedades da Pitanga, tem alto poder de cura.


A Pitanga, com vitamina C, cálcio, fósforo e látex, é normalmente usada na fabricação de refrigerantes e sucos. Cura diarreia, colite, desconforto intestinal, é preventiva contra doenças crônicas como o câncer, doenças cardíacas, mal de Alzheimer, artrite e catarata.

As folhas da pitanga eliminam a febre, mesmo as rebeldes.

Os benefícios da Pitanga são muitos, graças as substâncias que essa fruta contém como: glucose, potássio, sais minerais e vitaminas A, C, do complexo B, cálcio, ferro e fósforo. Tem baixas calorias, cerca de 38 em cada 100 gramas da polpa.


As substâncias encontradas na Pitanga agem diretamente nas células do corpo, protegendo-as e evitando algum tipo de mudança no DNA o que poderia causar até um câncer. Contém licopeno.

As folhas da pitangueira trazem muitos benefícios à saúde, utilizadas para curar diversas doenças, tais como febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, diarreia, males do fígado, inchaço nas pernas, bronquite e doenças cardiovasculares. É calmante, anti-inflamatória, diurética, combate a obesidade, possui ação antioxidante, diminui níveis de triglicérides e baixa a pressão arterial.

A cor vermelha da fruta deve-se à presença de licopeno, antioxidante eficaz no combate a várias doenças, inclusive o câncer.

Do extrato das sementes de pitanga, é possível produzir um medicamento capaz de combater a Leishmaniose, segundo atuais estudos universitários.

O chá também é usado em gargarejos nas infecções da garganta, contra reumatismos, gota e é conhecido por ser afrodisíaco.

Essa fruta neutraliza a ação dos radicais livres, graças a vitamina A que tem ação anti-inflamatória e regenera as células, trazendo consistência e elasticidade à pele (tira o excesso de oleosidade), consequentemente evitando o surgimento de rugas e acnes.

A Pitanga é utilizada como espécie ornamental em muitas cidades brasileiras.

Os benefícios da Pitanga não se encontram apenas em suas folhas para confecção de chás, mas sim em sua polpa, estudos revelam que o suco da polpa traz todos os benefícios que o chá e ainda não faz mal à saúde, pois o chá tomado sem controle médico pode causar danos ao organismo.

O consumo regular do suco de Pitanga combate o excesso de ácido úrico, reumatismo e a artrite.

A Pitanga é rica em carotenoides que são alvo das indústrias cosméticas na confecção de produtos para a pele.