Como preparar a terra-solo para plantio     Corrigir a acidez-fortalecer-Adubação     Limites-Bambu     Fertilidade     Ornamentais
    


Informações:

PREPARO DA TERRA
Dicas no preparo da terra: Sugestões como preparar o solo.
Verificar se há necessidade de corrigir a acidez da terra para aplicação de calcário dolomítico, no caso de pH baixo, e nos solos muito alcalinos, utiliza-se sulfato de ferro. Seu pH (acidez do solo) deve estar próximo de 7.
Para fortalecer a terra, usa-se os tradicionais estercos e húmus de minhoca. Um composto NPK, que pode ser encontrado em lojas do ramo. Estabiliza a fertilidade do terreno e deve ser aplicado a cada dois meses. O nitrogênio (N) é responsável pelo crescimento da planta, o fósforo (P) fortalece as raízes e facilita a frutificação e o potássio (K) controla o balanço hídrico da planta.
Deve-se fazer a limpeza, aração e abertura das covas. Localizar formigueiros nesta etapa é muito importante, haja visto que as formigas são pragas mais nocivas no início do pomar.
As covas poderão ter 50 x 50 x 50 cm e, os sulcos pelo menos 40 cm de profundidade. Na adubação de plantio é importante a análise do solo, podendo-se sugerir, de uma maneira geral, por cova ou no sulco:

Adubação orgânica:
10 a 15 litros de esterco de galinha curtido ou 20 litros de composto orgânico.
Adubação química:
500 gramas de superfosfato simples
150 gramas de cloreto de potássio
10 gramas de bórax (ou ácido bórico)
10 gramas de sulfato de zinco
Em solos que apresentam acidez, além da calagem aplicada em área total, pode-se aplicar de 200 a 300 gramas de calcário dolomítico no fundo de cada cova ou sulco.
Os espaçamentos variam de acordo com o porte da espécie, por exemplo, deve ser de 5 a 6 metros entre linhas e 4 a 5 metros entre plantas (para porte médio), 10 a 12 metros entre linhas e 8 a 10 metros entre plantas (para porte alto).
Um espaçamento básico de 5 metros entre linhas e 4 metros entre plantas poderá se transformar em 5 x 8 ou 10 x 8, saltando-se uma cova ou uma cova e uma linha.
Se seu pomar está localizado em área de muito vento, você pode "quebrar os ventos" plantando amoreiras, bananeiras, bambu, calabura e outras.
Devem ficar a uma distância aproximada de 4 metros do pomar, com espaçamento de 2 metros. Os limites do pomar poderão ser protegidos com cercas vivas, tais como o limoeiro trifoliata, sansão do campo ou mesmo plantas ornamentais.

Observar com cuidado o sistema de irrigação durante e após a execução do pomar, tomando todas as providências para que não falte água. Isto implica na formação de reservatórios.