TAMARINDO

Tamarindo
Tamarindo

Tamarindo é o fruto do Tamarindeiro, árvore que pode chegar a 30 metros de altura, e os frutos nascem em cachos.

Tamarindo é uma fruta indicada no tratamento para curar diversas doenças.

Suas folhas também trazem benefícios, pois fervido em água é utilizado para retirar pedras nos rins. A polpa é adstringente e refrigerante.

O Tamarindo é rico em sais minerais e em carboidratos, o que torna uma fruta muito calórica.

O Tamarindo, rico em vitaminas A, B1, B2 e C, potássio, fósforo, ferro e cálcio, é um ótimo laxante e até purgativo leve, seu principal benefício, também usado como anti-inflamatório, antiácido e diminuidor da febre e da tosse.


O Tamarindo é uma fruta, também classificada como legume, por ser uma vagem.

Não é muito digestivo. O Tamarindo é consumido ao natural ou no preparo de sucos, doces, bolos, sorvetes, xaropes, bebidas e licores. Também é usado como tempero.

As folhas e as flores também são comestíveis e trazem benefícios.

Em cada 100 gramas de Tamarindo contém 230 calorias aproximadamente.

Propriedades do TAMARINDO:

Tamarindo é uma fruta indicada para curar diversas doenças.

Devido as propriedades do Tamarindo, traz alto poder de cura.


O Tamarindo, rico em vitaminas A, B1, B2 e C, potássio e cálcio, é um ótimo laxante e até purgativo leve, também usado como anti-inflamatório, antiácido e diminuidor da febre e da tosse.

O Tamarindo não é muito digestivo.

O Tamarindo é muito apreciado principalmente na região Nordeste, mas essa fruta e seus derivados são encontrados por quase todo o Brasil.

Os benefícios do Tamarindo ao nosso organismo são virtude dessa fruta ser rica em vitamina C, B2 e B1 (tiamina), fósforo, cálcio, ferro e pectina, principal fibra solúvel, capaz de reduzir o colesterol do sangue.

Essa fruta também traz benefícios graças a sua polpa (avermelhada e fibrosa) que contém ácido cítrico, málico, tartárico e oxálico, parciamente combinados sob a forma de sais de potássio e cálcio, sacarose, amido, matérias resinosas, mucilaginosas etc.

O Tamarindo contém substâncias laxativas, sendo bastante recomendado para ajudar a combater problemas do intestino, como a prisão de ventre.

Essa fruta é indicada para para pessoas que sofrem de algum tipo de distúrbio biliar. É um vermífugo para crianças.

O Tamarindo auxilia para aumentar as defesas do organismo e, por ser rico em antioxidantes, combate o envelhecimento precoce, previne o câncer por combater os radicais livres além de fazer bem para a pele.

Regula os níveis de colesterol prevenindo doenças cardiovasculares. São muitos os benefícios dessa fruta, a polpa é laxante, antiescorbuto; a folha é diurética, antisséptica, laxante e adstringente; a flor é vasodilatadora; o grão é antidiarreico e antirreumático; e a casca e o tronco são purgantes, antiasmáticos e diuréticos.


Curiosidade: Apesar de ser mais conhecido como fruta, o Tamarindo é classificado como legume por se tratar de uma vagem.

Essa fruta também é utilizada no preparo de doces, sorvetes, bolos, refrescos, licores, tortas e outros pratos regionais.

O Tamarindo contém maior teor de proteínas, glicídios e elementos minerais do que as outras frutas, podendo ser útil em regimes alimentares.

Para curar hemorroidas utiliza-se as flores do Tamarindo e suco de romã. 4 colheres de chá das flores e 1 colher de suco de romã. Tomar junto
com as refeições.

As sementes do Tamarindo são utilizadas para combater problemas do fígado. Deixar de molho na água por 1 dia e tomar um copo.

Na Índia é usado como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos salgados. Aproveite os benefícios do Tamarindo.