Umbu      Propriedades do Umbu      Umbu      Propriedades do Umbu      Umbu
Frutas do Brasil


Informações:

UMBU

Fruta: UMBU - Vitaminas do Umbu - Propriedades do Umbu - Cultivo:
O umbu ou imbu é o fruto do umbuzeiro ou imbuzeiro. Árvore com até 6 m de altura de copa ampla, com diâmetro de até 15 metros.

Esta árvore tem um sistema especial de raízes, onde se encontra o cheropódio, que formam grandes tubérculos capazes de armazenar até 2.000 litros de água e outras substâncias ricas do solo, durante a estação das chuvas, de modo que pode resistir a longos períodos de seca. Pode viver para mais de 100 anos.

A resistência à seca é a principal característica do umbuzeiro.

As frutas da árvore são redondas e de tamanhos variados (de 2 a 6 cm), têm casca verde ou amarela, é macia e tem polpa suculenta, aromática e agridoce.

Para o plantio do umbuzeiro o ideal é por enxertia, mas pode ser feita através de sementes, ou de estacas.

Prefere solos arenosos e silico-argilosos, bem drenados, profundos e não úmidos. O plantio definitivo é feito quando as mudas tiverem entre 25 a 30 cm de altura.

O espaçamento para plantio definitivo sugerido é 15 x 15m em solos férteis, com covas 40 x 40 x 40cm adubadas organicamente 30 dias antes.
Adubação de cobertura após 30 dias do plantio.

A colheita dos frutos geralmente ocorre após 8 anos do plantio. O fruto cai no chão espontaneamente sem se danificar.

A raiz também é comestível, suculenta, de sabor doce, agradável. Também é conhecida pelos nomes de batata-do-umbu, cafofa e cunca.

As propriedades encontradas na água das batatas são usadas para a medicina caseira, como vermífugo e antidiarréica. Ainda, da raiz seca, extrai-se farinha comestível.

Em sua composição o umbu contém: cálcio; ferro; protéina; fósforo; vitaminas A, C e B1 e calorias. Tem ação energética.

A polpa do umbu, quase líquida, é utilizada na fabricação de sucos, sorvetes, doces, geléias e dezenas de outros produtos. Sua casca, folhas e raizes também são aproveitadas.
Voltar para o índice de Frutas exóticas