UTILIDADES DA PITANGA

UTILIDADES DA PITANGA:

Pitanga é o fruto da Pitangueira. Pertence a família das Myrtaceae.

As folhas da pitangueira têm muitas utilidades medicinais, utilizadas para curar diversas doenças, tais como febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite e doenças cardiovasculares. É calmante, anti-inflamatória, diurética, combate a obesidade e também possui ação antioxidante.

A pitanga contém glucose, potássio, sais minerais e vitaminas A, C, do complexo B, cálcio, ferro, fósforo. A cor vermelha da fruta deve-se à presença de licopeno, antioxidante eficaz no combate a várias doenças, inclusive o câncer. A pitanga possui baixo valor calórico.

Do extrato da pitanga, é possível produzir um medicamento capaz de combater a leishmaniose, segundo atuais estudos universitários.

As folhas da pitangueira são utilizadas na medicina popular através de chás e banhos para tratamento de febres intermitentes; os chás tem uso contra diarreias persistentes, contra males do figado, em gargarejos nas infecções da garganta, contra reumatismos e gota. O chá é tido como afrodisíaco.

Em cada 100 gramas de polpa da Pitanga contém 38 calorias.

Utilidades Medicinais:

Calmante: Bater no liquidificador cinco folhas de pitanga, coar e tomar duas xícaras ao dia.

Inchaço: A receita acima é diurética, podendo ser consumida para esse fim também. Abacaxi, pera, kiwi, morango, uva e melancia também são diuréticos.

Você viu aqui a utilidade medicinal desta fruta. E como curar várias doenças, suas propriedades.

Não tome nenhum medicamento, mesmo que natural, sem antes consultar um médico.